Memória

MEMÓRIA

Morre o comerciante Virgílio Deusdará Leal

11/12/2017 08h46 - Atualizado em 05/01/2018 09h29

Faleceu no início da manhã do dia 11 de dezembro de 2017, em Pedro Afonso, o comerciante aposentado Virgílio Deusdará Leal, que completou 90 anos de idade no último dia 1° de outubro. As causas da morte foram uma parada cardíaca e insuficiência respiratória. Ele deixa a esposa Maria do Socorro, companheira de mais 60 anos, com quem teve seis filhos, 11 netos e quatro bisnetas.

O velóriofoi realizado em sua residência na Rua Guimarães Natal, no centro. Nesta quarta-feira, 12, às 7h30, aconteceu missa de corpo presente na Igreja Matriz São Pedro e em seguida o sepultamento no cemitério de Pedro Afonso.

Seu Virgílio era um dos comerciantes mais conhecidos de Pedro Afonso, onde de 1962 a 2002 foi proprietário da tradicional Casa Leal. Ele chegou a cidade em 1960, aos 27 anos de idade, depois de uma grande enchente em Picos (PI), sua cidade natal, a convite de seu irmão Sebastião Deusdará, para recomeçar a vida.

Em 1962, Virgílio Deusdará Leal inaugurou um dos mais duradouros comércios do município, que recebeu o nome de Casa Leal. O estabelecimento vendia produtos como sal, querosene, soda cáustica a alimentos em geral.

Durante anos o estabelecimento foi referência em armazém geral sendo o pioneiro em lampiões numa época em que a energia ainda era sonho distante. Além de abastecer seu comércio, também comprava mercadorias para os demais comerciantes da cidade, principalmente em Anápolis (GO), referência comercial da região na época.

Virgílio Deusdará Leal ainda foi bastante atuante nas atividades da Igreja Católica.


 

VEJA TAMBÉM: