No final da manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, o armazém da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, recebeu o primeiro carregamento de soja da Safra 2017/2018. Os grãos são provenientes da Fazenda Mineira II, que fica no município de Miracema de Tocantins, e pertence à cooperada Beatriz Helena Pontes Ramos.
Foram 40.100 toneladas de boa qualidade, com um índice muito baixo de impureza, apenas 1,20% e de pouca umidade, só 15%, muito próximo do ideal que é 14%.
O gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, informou que a entrega da primeira carga neste momento da safra, quando a maioria dos grãos ainda está na fase de desenvolvimento, ocorreu porque a lavoura da cooperada Beatriz Helena Pontes Ramos é precoce e foi irrigada com pivô. Ele ressaltou que o pico de recebimento da oleaginsoa está previsto para o início do próximo mês de fevereiro.
Nelzivan Carvalho disse, ainda, que o armazém da Coapa está passando por uma manutenção preventiva geral em todas as suas estruturas. Além disso, os 22 colaboradores da unidade estão devidamente capacitados para atender satisfatoriamente os cooperados na Safra 2017/2018.
O armazém tem capacidade estática de 60 mil toneladas e na Safra 2016/2017 recepcionou 76.400 toneladas de soja, 15.300 de milho e 3.300 de sorgo.
Após serem beneficiados no armazém da Coapa, a maioria da produção de grãos da região de Pedro Afonso segue para o mercado asiático e o restante abastece confinamentos de bovinos, suínos e frangos nas regiões norte e nordeste do Brasil. (Ascom Coapa)