Turismo e Meio Ambiente

PENSANDO NO FUTURO

Em Guaraí, projeto incentiva estudantes a cuidarem do meio ambiente

08/11/2017 08h32 - Atualizado em 28/11/2017 17h50
Portal CNN
Divulgação

Da Redação

Todos os dias milhares de pessoas em todo o mundo debatem a respeito de ações em prol do meio ambiente. Em Guaraí, para despertar a maturidade dos alunos quanto ao cuidado com os recursos naturais do planeta, o projeto “A Arte de Preservar a Natureza”, devolvido pelo segundo ano consecutivo com alunos do 7º ano do no Centro Educacional Executivo, tem abordado a temática dentro e fora da sala de aula.

Sob a orientação do professor Jauber Araújo Leal, durante todo o ano letivo o conteúdo de geografia, aplicado em sala de aula, aborda também a diversidade dos biomas brasileiros e suas características. A finalidade é promover a aprendizagem mais ampla sobre o ecossistema brasileiro.

Buscando difundir e engajar os estudantes nos cuidados com o planeta, atividades diversas procuram complementar a teoria vista nos livros por meio de aulas práticas, com visitas a viveiros, reutilização de objetos que iriam para o lixo, além de conhecer áreas degradadas pelo homem.

Entre os roteiros, a turma de estudantes conheceu, recentemente, a nascente do ribeirão Tranqueira. Acompanharam a visita a equipe da direção da escola, o engenheiro ambiental Wanthonny Bosso, além dos alunos do curso de Agronomia da Faculdade Guaraí (FAG).

Na visita ao local, os alunos acompanharam de perto um dos problemas já relatados pelo Centro-Notícias: a seca dos rios e nascentes da região (confira clicando aqui). Os estudantes também analisaram as causas da seca, como o desmatamento, a ação erosiva provocada pela pecuária, além da necessidade de criar Áreas de Preservação Permanente (APPs) na nascente e ao longo do ribeirão.

Para colaborarem com o meio ambiente, foi realizado plantio de mudas de árvores típicas do cerrado como barú, jatobá, cajá, angico e açaí, com a finalidade de promover a recuperação da área e garantir o fluxo das águas.

Segundo o professor Jauber Araujo, a ação tem o objetivo de instruir os alunos a mudar o pensamento e a forma de ver os problemas do meio ambiente. “Sabendo que não será apenas com um pouco de chuva que o problema ambiental desse local será resolvido, é necessário que a população modifique sua forma de ver a natureza. Nossos alunos estão começando a mudar os hábitos, tornando-se multiplicadores no que se refere ao respeito e cuidado com o meio ambiente”, afirmou.

Apoio
O projeto “A Arte de Preservar a Natureza”, conta com o apoio da Prefeitura de Guaraí, do engenheiro ambiental Wanthonny Boss, dos alunos do curso de Agronomia da FAG e da FocoAgro.

  



VEJA TAMBÉM: