Henrique Lopes
Faltando quatro dias para a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Itacajá, localizada a 295 km de Palmas, os candidatos tentam convencer os 5,6 mil eleitores do município a escolherem um futuro melhor para a cidade.
A eleição suplementar em Itacajá ocorre em virtude da decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 151-46.2016.6.27.0033, mantendo o indeferimento do registro de candidatura de Manoel Pinheiro (PSDB).
O município, que sofre com atrasos salariais, além da falta de alguns serviços, conta com três coligações registradas.
A coligação “Itacajá para Todos” (PSDB e PMDB) é encabeçada pelo ex-prefeito do município e vencedor do pleito de 2016, Manoel de Souza Pinheiro, que tem como candidato a vice-prefeito João Batista de Souza Costa. Pinheiro concorre amparado por uma liminar concedida pela Justiça Eleitoral.
A coligação “Humildade e Responsabilidade” (SD e PR) têm como candidato a prefeito o vereador Cleoman Correia Costa e a vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento.
Já o Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Raimundo Marcos para prefeito e de Raimundo Simplício como vice.
Cenário positivo
Para o candidato do Partido da República, Cleoman Correia, que após três mandatos como vereador busca o cargo de chefe do executivo municipal, o cenário para as eleições é positivo. “Estamos trabalhando bastante, a comunidade tem ajudado e temos com uma proposta positiva para a cidade”, disse Cleomam.
Sobre suas principais propostas, o atual presidente da Câmara de Itacajá citou a regularização dos salários dos servidores, a melhoria da saúde e o incentivo ao comércio local. “Nossa cidade está desacreditada, não temos salários dos funcionários em dia, a saúde está um caos, precisamos resgatar nossa cidade”, defendeu o candidato republicano.
Administração diferenciada
Já o candidato Manoel Pinheiro está tranquilo frente à nova consulta eleitoral. “Tenho a certeza de que a população irá devolver o mandato que eles já nos deram durante a eleição de 2016”.Sobre os projetos para o município, informou que sua administração será pautada pelas demandas da comunidade. “Acredito que, novamente, vamos fazer a melhor administração que Itacajá já teve. Estamos em busca de uma administração diferenciada, correta e que invista onde a presença do município seja necessária”, explicou.
Em relação ao cancelamento da eleição de 2016, o candidato afirmou ter sido uma grande injustiça. “Não houve desvio de recursos, nem apropriação, tão pouco enriquecimento ilícito. Nós estamos concorrendo a um pleito que ganhamos e já deveríamos está administrando a cidade. A democracia é para que o povo escolhesse e o povo de Itacajá escolheu”, argumentou o tucano.
Nova alternativa
Para o representante do partido dos Trabalhadores, Raimundo Marcos, seu nome representa uma nova proposta para a cidade de Itacajá. “Minha candidatura é uma candidatura limpa, sem pendências ou ressalvas. Estamos trabalhando nos baseando na justiça social, pois queremos tirar a prefeitura de Itacajá da situação de balcão de negócios para fazer uma prefeitura voltada ao povo”, ressaltou.
Conforme contador aposentado, uma de suas principais propostas é tirar o município do isolamento. “Um dos pontos principais para o município é tirá-lo do isolamento, através da BR-010 e da TO-239. Vamos fazer gestão junto aos órgãos estaduais e federais, pois sabemos o quanto essa obra facilitará o escoamento da produção e o crescimento da cidade”, revelou.
O candidato ainda disse que pretende apoiar a agricultura familiar, melhorar a qualidade de vida dos jovens e o acesso à saúde. “Nossas propostas estão sendo muito bem aceitas por aqueles que querem mudança, pois hoje Itacajá está abandonado diante do gigantismo de dois grupos, que se revezam há mais de 40 anos no poder. Nós estamos focados na tentativa e no desafio de integrar Itacajá às regiões circunvizinhas”, declarou.
Plano de ação
Confira aqui as propostas de governo dos candidatos a prefeito de Itacajá.
Cleoman (Clique aqui)
Manoel Pinheiro (Clique aqui)
Raimundo Marcos (Clique aqui)