Nesta semana, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforçou que o macaco não transmite a febre amarela. O Ministério da Saúde vem buscando sensibilizar que, na verdade, esse mamífero é um importante indicador para o monitoramento e ações de combate a doença.
Em áreas florestais vem sendo observado que o principal transmissor é o mosquito Haemagogus. E nas áreas urbanas a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como o mosquito da dengue. Portanto quem deve ser combatido é o mosquito.
O Governo Federal tem disponibilizado a vacina nos postos de atendimento, mas recomenda que se busque orientação médica antes de tomar a dose do medicamento, especialmente pessoas que pertecem a faixa etária acima de 60 anos, as que fazem algum tipo de tratamento com uso de medicação contínua, as mulheres grávidas, entre outras condições de saúde que exigem avaliação de um profissional especialista.
Leia também:
http://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1520413850-morte-de-macacos-em-pedro-afonso-preocupa-moradoreshttp://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1520413850-morte-de-macacos-em-pedro-afonso-preocupa-moradores