Cidades

PRESERVANDO OS COSTUMES

14ª Festa da Manga destaca cultura de Tupirama

06/11/2017 10h13 - Atualizado em 11/11/2017 10h05

Henrique Lopes

Pequenas ou grandes, amareladas ou de tons avermelhados e roxos que encantam os olhos, doces ou com aquele azedinho que como destacaram alguns visitantes “é ótimo para comer com sal”, a diversidade de espécies de manga chamou a atenção das centenas de pessoas que passaram pela 14ª Festa da Manga, realizada em Tupirama, na noite do sábado, 4 de novembro.

Cheia de novidades, a festa que destaca o fruto, tradicional do município, foi realizada na área da Feira Livre do Pequeno Agricultor, no centro da cidade, e reuniu cerca de 3 mil pessoas, segundo os organizadores.

Quem chegava ao evento era recepcionado pelo Rei e Rainha da Manga, representados pelos estudantes Rian Pereira Bezerra, 8 anos, e Isabel Costa da Silva, 6 anos.

Durante o evento foram expostas quase 60 variedades de mangas, entre elas, algumas espécies pouco conhecidas. Visitante da festa desde que mudou para o município de Tupirama, a maranhense Erivania Alves Lima ficou encantada com a quantidade de espécies que podem ser encontradas na região. “Tem uma aqui mesmo que eu tenho um pé em casa e não sabia o nome, vejo que são muitos tipos diferentes e todos encontrados aqui no município, o que é muito bom, pois a comunidade fica sabendo das preciosidades que temos e valoriza para não deixar acabar”, disse a dona de casa.

Também atenta, a dona de casa Valdenez Ferreira da Silva acredita que a festa mostra a necessidade de resgatar o fruto e destacou a organização do evento. “É uma festa muito bonita, essa é a segunda vez que eu venho e, nesse ano, trouxe meu filho e meus netos, pois a gente sabe que é importante valorizar algo que é típico aqui da nossa cidade”.

A festa ainda teve a venda de pratos e peças artesanais feitas com a manga, como doces, bolos, geléias e chaveiros, além de shows do cantor sertanejo Gilvanei Ferreira, da dupla César e Alessandro e da banda Som na Vitrola, que animaram os tupiramenses e visitantes durante toda a noite.

Festival gastronômico
A 14ª Festa da Manga também trouxe uma novidade: o 1° Festival Gastronômico, que reuniu 10 pratos doces e salgados preparados por culinaristas de Tupirama.
Os tupiramenses, que já tinham provado do gostinho das especiarias, durante a Feira do Pequeno Produtor, que selecionou entre 15 receitas, as dez melhores, puderam novamente provar o saber único da manga em diversos pratos, como tapioca recheada com manga, pudim de manga e a receita que conquistou os paladares por onde passou, o frango grelhado ao molho de manga e vinagrete de manga, vencedora do concurso gastronômico.

A servidora pública municipal Thauane Alves da Silva, idealizadora da receita ganhadora, não esperava ganhar o prêmio de R$ 500,00 pela revelação culinária, mas deixou o sorrisão aparecer quando questionada qual o segredo para o sucesso da receita. “É saber escolher as mangas, não podem estar maduras ou verdes, tem também muita dedicação e amor pelo que se faz. Ainda mais quando estamos fazendo algo que vai ficar na cultura da nossa cidade”, disse empolgada.

Além do frango grelhado ao molho de manga e vinagrete de manga, foram premiados o pavê de manga, em segundo lugar, e o frango grelhado ao molho de manga com rosti de batata e cenoura glaceadas, como terceiro colocado.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Maria Nalva Ferreira Cruz, explicou que a gestão buscou inovar e fortalecer a tradição da manga no município. “Foram várias ações diferentes que colocamos para a comunidade e foram bastante aceitas, desde a mudança do local da festa, ao festival gastronômico. A população tem participado e mostrado interesse nesse resgate da tradição da manga”, afirmou.

"A Festa da Manga é umas principais manifestações culturais de Tupirama. Por isso é importante mantermos viva essa festa", disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Núbia Miranda. 

Inauguração
Durante a 14ª Festa da Manga a Prefeitura de Tupirama também entregou o Ponto de Apoio para o Transporte Público de Vans, uma demanda antiga da comunidade, que necessitava se deslocar até o trevo da BR-235, se expondo a diversos perigos, para poder ter acesso as vans e ônibus.
Com o ponto, localizado na praça da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, os motoristas de ônibus e vans são obrigados a entrar na cidade, diariamente, para pegar os passageiros. “Essa é uma demanda antiga da comunidade e promessa minha de campanha, fomos a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Serviços Públicos e conseguimos a autorização para que as vans e ônibus passem dentro da cidade, pois isso melhorará a vida do tupiramense”, contou o prefeito Dr. Natan (PP).

Ainda segundo Dr. Natan, o objetivo da gestão é construir nos próximos anos uma rodoviária no município. “Sempre disse que onde eu passei que o único lugar do mundo que eu conheço que não tem um ponto de apoio para o transporte público é Tupirama. Nosso objetivo é construir a rodoviária e estaremos buscando recursos para iniciar as obras nos próximos anos”, completou.

Já sobre a 14ª Edição da Festa da Manga, o chefe do executivo municipal destacou a colaboração da comunidade. “É uma festa feita em conjunto com a comunidade, tivemos alguns avanços muito significativos nessa edição e queremos ter uma festa cada vez melhor, mais bonita e que realmente ajude-nos a lembrar da importância da manga para as famílias tupiramenses”, conclui Dr. Natan.

 

VEJA TAMBÉM: