Segurança e Justiça

HOMENAGEM AO PATRONO

Tiro de Guerra comemora o Dia do Soldado

29/08/2017 09h41 - Atualizado em 01/09/2017 15h03
Portal CNN
Divulgação

Foi realizada na noite da última sexta-feira, 25 de agosto, no Tiro de Guerra 11-004, em Pedro Afonso, uma formatura alusiva ao Dia do Soldado. O intuito foi comemorar o Dia do Soldado, entregar a boina aos atiradores e premiar as equipes que se destacaram em competição interna.

A solenidade contou com a presença de familiares dos atiradores, convidados e várias autoridades civis e militares, dentre elas a secretária municipal de Educação, Liliana Cristofari da Silva, Secretária de Educação, representando o prefeito de Pedro Afonso; o presidente da Câmara Municipal, Pedro Vinicius Martins Belarmino, o subcomandante do 3º BPM, major Valdemi Silva Reis, e o comandante do Destacamento do BMPA, subtenente Joaquim de Sousa Cavalcante.

Durante a cerimônia foi entregue um troféu à equipe campeã nas prova de arremesso de granada, corrida de 5 Km e tiro ao alvo.

A boina verde oliva, entregue também na formatura, significa o término de um período de instrução, onde o atirador recebeu conhecimentos básicos que o habilita a integrar pequenas frações de combate.

Ao término da formatura, foi servido um coquetel para todos os convidados.

Dia do Soldado

O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem ao Patrono do Exército, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, que nasceu em 25 de agosto de 1803.

Atividades desenvolvidas na semana alusiva ao Dia do Soldado

Durante a semana, o subtenente Trindade, instrutor do TG 11-004, coordenou várias atividades em comemoração ao Dia do Soldado, entre elas, a entrega da revista “O Recrutinha” em várias escolas estaduais e municipais, onde falou um pouco como é ser soldado, sua importância para a nação e a forma de ingresso nas Forças Armadas.

Alunos de duas turmas do 3º ano do Colégio Cristo Rei conheceram o TG 11-004 e assistiram palestra para tirar dúvidas dos jovens do sexo masculino, que são obrigados a se alistar no ano que completam 18 anos e também das mulheres que agora também podem ingressar no Exército Brasileiro, através de concurso público e atuar nas áreas administrativas e de apoio.

Ainda durante a visita, os estudantes assistiram uma demonstração de ordem unida, uma prática de treinamento físico militar, desmontagem e montagem do armamento e exposição de materiais que o soldado leva na mochila.
 

VEJA TAMBÉM: