Em Pedro Afonso, a comemoração dos 195 anos da Independência do Brasil está sendo lembrada com uma vasta programação .
Durante esta semana, sempre a partir das 7h45, ocorre o hasteamento das bandeiras na Praça Coronel Lysias Rodrigues. Já nesta quinta-feira, 7 de setembro, no mesmo local, acontece o desfile cívico-militar. A organização é da Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A secretária de Educação, Liliana Cristofari, afirma que as comemorações em alusão ao 7 de Setembro é uma forma de fortalecer o civismo dentro de Pedro Afonso. “Estamos incentivando a prática do civismo., principalmente entre as próximas gerações, pois há um envolvimento de todas as escolas”, revela.
Ainda de acordo Liliana, a celebração e as homenagens aos 170 anos do município, somam ao desfile desse ano um valor simbólico ainda maior. “Iremos trazer os 170 anos de Pedro Afonso como tema desse ano. Além de demostrar nosso amor à pátria, estaremos apresentando a história da nossa cidade e sua contribuição para o nosso país”, explicou.
Entre as instituições que participam da Semana da Pátria está o tiro de Guerra Tiro de Guerra 11-004, que representa o Exército Brasileiro na cidade, e estará envolvido todos os dias no hasteamento das bandeiras do Brasil, do etado do Tocantins e da cidade de Pedro Afonso, juntamente com o 3º BPM e as escolas do estaduais e municipais.
Segundo o instrutor do Tiro de Guerra 11-004, subtenente Nelson Mário Barcelos da Trindade, o país atualmente vivencia uma crise institucional, onde muitas vezes as pessoas não comemoram e nem lembram de datas como a Independência, mas que o amor à pátria deve ser incentivado.
"A participação de todos nesses momentos cívicos é muito importante, principalmente as escolas, onde os jovens e crianças, que serão o futuro do amanhã, poderão demonstrar na prática, todo seu sentimento de patriotismo, de amor à Pátria e aos símbolos nacionais, como por exemplo a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional, se orgulhando profundamente de ser um cidadão brasileiro", ressaltou.
Semana do Pátria
Comemorada na primeira semana de setembro, a independência do Estado Brasileiro, ou seja, sua independência política ocorreu em 7 de setembro de 1822, data em que o país declarou autonomia e deixou de ser uma colônia de Portugal.
As festividades da Semana da Pátria, quando paradas civis e militares ocorrem em todo o Brasil numa grande comemorativa, representam a liberdade, a autonomia e a independência conquistada pelo país. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)