Cidades

1 ANO

Celebrações religiosas homenageiam vítimas da tragédia na Casa de Pedra, em Santa Maria

01/11/2017 16h51 - Atualizado em 06/11/2017 15h56
Portal CNN
Foto tirada momentos antes da tragédia que matou dez pessoas

Henrique Lopes 

Diversas celebrações marcaram na quarta-feira, 1º de novembro, as homenagens às vítimas do acidente na gruta conhecida como Casa de Pedra, localizada na região rural do município de Santa Maria do Tocantins, a cerca de 270km de Palmas. 

A tragédia, que completou um ano no dia 1º de novembro, Dia de Todos dos Santos, vitimou 10 pessoas, entre elas, moradores dos municípios de Itacajá, Santa Maria do Tocantins e Pedro Afonso, que participavam de uma missa.

No dia do acidente cerca de 50 pessoas participaram da tradicional celebração que acontecia no local há mais de 100 anos.

Em memória das vítimas do acidente, a Paróquia São Pedro realizou na noite dessa quarta-feira, a missa de um ano. A celebração na Igreja Matriz São Pedro, em Pedro Afonso.

Outras missas em memória das vítimas do acidente na Casa de Pedra também foram realizadas nos municípios de Santa Maria, Itacajá e Itapiratins. Já a missa do Dia de Todos os Santos, foi transferida para este domingo, 4.

Outras homenagens
Além dos momentos de comunhão nas igrejas, diversas famílias se uniram para lembrar a data. Agradecendo por terem saído com vida do acidente, o jovem Renam Barros e a mãe Rita Barro, realizaram na sua residência localizada na Rua Benjamin Constant, próximo ao Colégio Cristo Rei, em Pedro Afonso, um terço em ação de graças.

Em Santa Maria do Tocantins, na propriedade da família de Valdemir Lourenço, que morreu na tragédia e organizava a festa religiosa, familiares e amigos se reuniram para uma missa. Ao todo cerca de 40 pessoas participaram da celebração realizada na cemitério da propriedade rural.

Relembre o caso
Tradicional na região, o terço em homenagem ao Dia de Todos os Santos reunia dezenas de fiéis na gruta chamada Casa de Pedra. Durante parte da celebração, o teto de rochas caiu deixando dez pessoas mortas e sete feridas.

Meses após o acidente, as investigações concluíram que o desabamento foi causado pelo desgaste natural da estrutura, formada por rochas. O acidente causou comoção em toda a região, principalmente nas cidades com vítimas fatais, além de pôr fim na tradição centenária, pois desde o desmoronamento a área não foi liberada pela Defesa Civil Estadual.
 
Leia também: 
Tragédia em Santa Maria deixa 10 mortos

VEJA TAMBÉM: