Cidades

SEM ALVARÁ

Comerciante de Pedro Afonso pede ajuda para regularizar lava jato que foi interditado

28/08/2017 16h45 - Atualizado em 29/08/2017 09h46
Portal CNN
"Baby" exibe auto de infração e pede ajuda para regularizar lava jato

Fred Alves

“Só quero trabalhar, não sei fazer outra coisa. Com o pouco dinheiro que ganho aqui, eu ajudo em casa pagando água e energia”. A declaração é de Edilson Souza, conhecido como “Baby”, de 28 anos de idade, dono de um pequeno lava jato de veículos, que funciona na casa dos seus pais e foi interditado nesta segunda-feira, 28.
O estabelecimento fica na Rua 2, do Setor Maria Galvão, em Pedro Afonso.

A interdição foi feita por um fiscal da Secretaria Municipal de Finanças. A justificativa para a medida é que o estabelecimento funciona de forma irregular, inclusive lançando produtos químicos no solo sem os devidos cuidados com o meio ambiente.

“Baby” é analfabeto e o lava jato é sua única fonte de renda. Ele ganha cerca de R$ 400,00 por mês lavando, principalmente, carros e motos, e usa o dinheiro para ajudar nas despesas da casa onde mora com os pais.

O pequeno comerciante foi notificado, mas disse não ter entendido muito bem o que deve fazer. “Fecharam e disseram que se eu abrir vou ser multado”, completou. Ainda segundo “Baby”, seria necessário gastar R$ 6 mil para regularizar o lava jato, dinheiro que ele garante não ter. “O movimento tá muito fraco”, afirmou.

O pequeno comerciante contou à reportagem do Portal CNN que abriu o lava jato em 2016 com ajuda de amigos que deram materiais de construção e equipamentos. Antes ele trabalhou por quase dez anos em um outro estabelecimento do mesmo ramo, também em Pedro Afonso.

A reportagem do Portal CNN teve acesso ao auto de infração e nele consta que o lava jato já havia sido notificado e agora foi interditado por não apresentar os documentos exigidos para o funcionamento legal, dentro do prazo estabelecido. As atividades ficam suspensas até o proprietário apresentar a documentação exigida.
Baby apresentou outro documento com uma série de providências necessárias para regularizar o estabelecimento, entre elas, as licenças ambientais de instalação e operação emitidas pelo Naturatins. Ele aproveitou para pedir ajuda para custear as despesas. Quem quiser contribuir pode ligar nos telefones (63) 63) 99993-7081/98448-5891.

Motivo da interdição
A Prefeitura de Pedro Afonso informou à reportagem do Portal CNN que a interdição do lava jato ocorreu porque o estabelecimento estava funcionando sem o alvará de licença, e que o mesmo havia sido notificado há um mês para regularizar a situação, o que não ocorreu. Conforme o governo municipal todos os lava jatos do município foram notificados a regularizarem suas atividades, e além do estabelecimento de “Baby”, outro que funciona na Rua Constâncio Gomes, no centro de Pedro Afonso, também foi interdidato.

Ainda conforme a prefeitura, a medida também atende a uma recomendação do Ministério Público Estadual, que recentemente orientou a regularização de todos os lava jatos da cidade.
 

VEJA TAMBÉM: