Economia

OFÍCIO PROTOCOLADO

Acipa, Prefeitura de Pedro Afonso, Sindicato Rural e Coapa cobram retorno de serviços bancários

18/09/2017 15h06 - Atualizado em 19/09/2017 12h15

Henrique Lopes

A Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa), em parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e o Sindicato Rural protocolaram no último dia 13 de setembro, na Superintendência do Banco do Brasil, em Palmas, oficio solicitando um posicionamento da instituição financeira sobre a retomada dos serviços da agência de Pedro Afonso. Desde 10 de março deste ano, quando a unidade foi roubada, que não é possível realizar serviços como saques, pagamentos e depósitos nos caixas convencionais e eletrônicos. 

Acompanhado do relatório sobre os impactos causados pela falta de serviços, o documento solicita que uma resposta seja dada no prazo máximo de 15 dias. Caso contrário, a presidente da Acipa, Marivalda Santiago, afirma que os órgãos irão procurar auxílio junto ao Ministério Público Estadual.

Segundo levantamento, a falta de serviços da agência, que além de Pedro Afonso, também atende os municípios Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Itacajá, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama estaria diminuindo o fluxo do comércio e dando prejuízos às empresas dessas cidades.

O documento diz que se dos 43.319 habitantes dos oito municípios atingidos pela crise do banco, 60% voltassem a realizar suas compras no comércio local, mais de 26 mil pessoas movimentariam a economia da região Centro-Norte.

O relatório ainda menciona o número de empresas registradas em Pedro Afonso, sendo 1.118 micros e pequenas empresas (M.P.E.s) e 492 na categoria micro-empreendedor individual (MEI). Para esses, o impacto, como relata o ofício protocolado na Superintendência do Banco do Brasil, representa uma perca de vendas que varia de 40% a 60%, além do número de compras no crediário e no atraso das prestações.

Ainda consta no relatório que as compras no comércio local promovem o desenvolvimento dos municípios, contribuindo para o aumento de novos postos de trabalho, recolhimento de impostos e gerando mais investimentos em diversas áreas.

O balanço também traz dados do impacto no agronegócio, a principal base da economia da região. Conforme a Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa), assim como o Sindicato Rural de Pedro Afonso, que juntos somam mais de 600 membros, associados e cooperados estão tendo dificuldades frente à dificuldade na execução de pagamento de funcionários, além do impacto financeiro.

Banco do Brasil diz que serviços negociáveis estão normais

Em nota enviada ao Portal CNN, o Banco do Brasil lamentou os transtornos ocorridos e disse que a agência está prestando atendimento negociável aos clientes com todos os serviços normalizados, sem numerários, mas com disponibilização de serviços nos terminais de autoatendimento.

Sem dar prazo para o retorno dos serviços de saques, depósitos e pagamentos, o Banco do Brasil indicou aos correntistas para que procurem atendimento através do Banco Postal nos Correios, agências do Banco do Brasil mais próxima ou dos canais de atendimento ao cliente.

Confira a nota na íntegra
Informamos que lamentamos os transtornos ocasionados por fatores externos e alheios à nossa vontade, que por meio de ocorrências criminosas prejudicam a estrutura e funcionamento de nossas agências. Por conta disso o Banco do Brasil na cidade de Pedro Afonso está prestando atendimento negocial aos clientes, com todos os serviços normalizados, sem numerários, mas com disponibilização de serviços nos terminais de autoatendimento.

Neste período orientamos os clientes a procurar atendimento através do Banco Postal nos Correios, agências do Banco do Brasil mais próxima, inclusive nas cidades vizinhas, COBAN - Correspondente bancário, Internet e Central de atendimento através dos telefones: 4004-0001 ou 0800 729 0001.

Além desses canais, o cliente poderá utilizar o celular smartphone, para intermediar operações de crédito, pagamentos, transferências e outros.

O Banco do Brasil está trabalhando para que todos os serviços da agência Pedro Afonso, sejam normalizados no menor prazo possível.
Assessoria de Comunicação Banco do Brasil Tocantins.

Leia também:

Seis meses após roubo, Banco do Brasil de Pedro Afonso continua sem oferecer serviços

VEJA TAMBÉM: