Henrique Lopes
Os pequenos agricultores rurais de Tupirama contam com um novo espaço para comercializarem sua produção. A sede provisória da Feira Livre do Pequeno Produtor fica instalada no antigo galpão da Secretaria de Infraestrutura do município. A área passou por reforma para garantir um espaço melhor, mais amplo e com mais visibilidade aos feirantes e também aos visitantes.
Atualmente cerca de 40 feirantes trabalham na feira que é realizada toda quarta-feira, a partir das 18 horas.
Segundo a secretária da Fazenda, Nagyla Pollyanna Ferreira Cruz, o novo espaço possibilitará uma maior integração entre os comerciantes e a comunidade, além de dar maior visibilidade às ações da feira.
“Tiramos do Espaço Cultural, que não é o local apropriado e construímos uma nova sede para a Secretaria de Infraestrutura, que será inaugurada no dia 16 de setembro. Aqui na feira, realizamos a reforma e garantimos, dentro das condições do município, um espaço de qualidade para os produtores”, afirmou Nagyla Pollyanna.
De acordo a secretária, o espaço ainda não é o definitivo, pois já foi destinada ao município uma emenda parlamentar no valor de R$ 295 mil para a construção da sede própria da feira. “A satisfação da prefeitura é muito grande, pois vemos a diferença e a alegria dos produtores de está participando da feira”, declarou.
Já o secretário de Indústria e Comércio, Célio Roberto Veloso, disse que a gestão vem trabalhando para garantir a profissionalização dos produtores, com ações em parceria com o Sebrae e outros órgãos. “Queremos trazer para os feirantes ao trabalho formal, para isso temos voltado nossas ações em palestras, cursos e outras ações. Nosso objetivo é instituir uma cooperativa, para que isso possa está alavancando a economia do nosso município e o trabalho desses produtores”, ressaltou.
Mudança positiva
A produtora de hortaliças Iolanda Sousa Costa elogiou o novo espaço e disse que o local é ideal para a comercialização dos produtos. “É um espaço mais amplo, mais iluminado, com maior visibilidade. Onde as pessoas podem estar no estacionando e próximas a feira”, relatou.
Ainda segundo a produtora, que também vende frango caipira as quartas-feiras, as ações desenvolvidas pelas secretarias durante a feira chamam a atenção da comunidade, que visita o local e adquire os produtos da região. “A cada feira vemos um envolvimento maior da gestão que traz suas ações, e isso vem incentivando a comunidade e também moradores de cidades vizinhas a visitarem nossa feira, o que nós ajuda a vender nossos produtos”, completou Iolanda.
Para a cartorária Patrícia Roberta, o centro comercial possibilita a valorização dos produtores locais. “É uma forma da comunidade se integrar e valorizar aquilo que é produzido aqui em nosso município”, afirma a consumidora que visita a feira todas as semanas.
Compra Direta
Outra ação desenvolvida pela gestão é a compra direta dos produtos hortifrutigranjeiros expostos na feira.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Maria Nalva Ferreira Cruz, revelou que os produtos levados à feira também abastecem escolas e outros órgãos do município. “É uma forma de incentivar o produtor local, além de levar para nossa comunidade um alimento de qualidade, pois sabemos a forma como é manuseado”, explicou, lembrando que o local recebe shows musicais e atividades gratuitas como brincadeiras e cortes de cabelo gratuitos.