O presidente da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), Walter Ohofugi, se reuniu, na quarta-feira, 19 de julho, com o presidente da ATM (Associação Tocantinense de Municípios), Jairo Mariano (prefeito de Pedro Afonso), e acertaram uma atuação conjunta para evitar a captação ilegal de clientes junto às prefeituras do Estado. Denúncia que chegou na OAB reportava uma possível tentativa de monopolização ações referentes ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) por parte de um escritório de fora do Estado.
A reunião contou com o ouvidor-geral da OAB, Marcus Moreira, o procurador-geral de Defesa de Prerrogativas da Ordem, Marcelo Cordeiro, o presidente do TED (Tribunal de Ética e Disciplina), Fabio Wazilewski, a conselheira Seccional Elaine Ayres, e vários advogados municipalistas.
No encontro, os representantes da advocacia explicaram em detalhes que a captação de clientes é proibida pelo Código de Ética da Advocacia. O presidente da ATM frisou que será um parceiro nesse combate e garantiu que vai passar recomendação na associação para que não ocorram captações de qualquer tipo.
Além disso, a reunião tratou de outros temas de interesse dos municípios.