Cidades

NO CALOR DE SETEMBRO

Moradores do Aeroporto II continuam sofrendo com a falta d’água

19/09/2017 11h59 - Atualizado em 26/09/2017 08h39
Portal CNN
Da Web

Caíque Tétis

Que setembro já é conhecido pelo calorão e a baixa umidade do ar, isso todos que moram no estado do Tocantins já sabem. Agora, imagine passar um dos meses em que as temperaturas estão em alta com problemas constantes de falta d’água. É o que vem sendo vivenciado por moradores do Setor Aeroporto II, em Pedro Afonso.
Moradores relataram ao Portal CNN que os problemas causados pela falta de água são constantes no bairro, um dos mais populosos da cidade, e prejudicam a população pela ausência de um serviço básico.

A lavradora Delvandina Maria Pires, 64 anos, mora com o filho e uma neta de 10 anos, e só consegue ter acesso a água pela torneira que fica fora da casa ou durante a madrugada. “A falta de água já é normal. Aqui em casa para lavar louça e roupas tem que usar uma torneirinha do fundo ou pegar no balde na madrugada. Não dá para usar a caixa, pois sobe apenas um pouco de água e que deixamos reservada para usar no banheiro”, contou a lavradora.

Ainda segundo Delvandina, a ausência do serviço essencial é um descaso com a população. “Se não pagássemos água, não teríamos direito de reclamar, mas pagamos e queríamos o serviço de qualidade, pois não dá para ficar sem água nessa época. É uma coisa básica”, ressaltou.

Caso semelhante acontece com a dona de casa Rosenalva Andrade de Sousa, 29 anos, que vive em uma casa com mais quatro pessoas em casa, sendo uma delas uma criança de 2 anos de idade, descreveu a dificuldade ao acesso água no setor: “A água na minha casa é muito pouco, aqui ainda vem água, pois é uma parte baixa, mas tem vizinho que não tem água em momento algum durante o dia”.

Já o administrador de empresas Handerson Denilson Bihain, 35 anos, disse que desde o último mês de julho vem sofrendo com as falhas no abastecimento e precisou adaptar uma caixa d’água no chão, com uma bomba para poder distribuir ao restante da residência. “Falta água durante o dia e a noite não tem força pra subir na caixa. Tive que adaptar uma caixa d’água com uma bomba para ter água em casa”, afirmou.

Handerson diz que já procurou o Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) e reclamou da situação e disseram que iriam solucionar o problema, mas até o momento nada foi feito.

Prefeitura irá verificar reclamações

Em nota enviada a redação do Portal CNN, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), afirmou que a bomba que realiza a distribuição para o setor está em funcionamento durante todo o dia, sendo desligada apenas por uma hora, da meia noite a uma hora da manhã.

Foi informado, ainda, que cerca de 50 m³ de água são enviados por hora, aos Setores Aeroporto II, Canadá e Antônio Joaquim Pires Martins Filho, quantidade que seria suficiente para atender 7 mil pessoas, mas pode estar havendo problemas na vazão da água, o que será verificado pela equipe técnica responsável.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da direção do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), esclarece que a bomba que faz a distribuição de água para o setor fica em atividade 23h por dia, sendo desligada apenas das 0h às 1h da manhã, para limpeza dos filtros.

Informamos ainda que são enviados cerca de 50 m³ por hora para atender os setores Aeroporto II, Canadá e Antônio Joaquim Pires Martins Filho, popular Portelinha. Esta quantidade seria suficiente para abastecer diariamente mais de sete mil pessoas, entretanto pode estar ocorrendo problemas com a vazão da água em algumas localidades mais altas e com baixa pressão, que será averiguado pela equipe responsável.

A Sisapa também orienta aos moradores que ainda não possuem reservatório (caixa d’água) que adquiram, pois ajuda a amenizar os problemas provenientes da falta de água.
 

VEJA TAMBÉM: