Cidades

TORNEIRA VAZIA

Bonjesuínos passam até uma semana sem água

26/07/2017 15h12 - Atualizado em 31/07/2017 16h42
Portal CNN
Arquivo CNN

Henrique Lopes e Fred Alves

Um velho problema de Bom Jesus do Tocantins, problemas no abastecimento de água, vem irritando os moradores durante o verão, época em que a cidade recebe muitos visitantes devido à temporada de férias.

Seja por redes sociais ou pelos aplicativos de mensagens instantâneas, os moradores tem relatado as diversas falhas no abastecimento que, de acordo alguns relatos, já chegam a mais de uma semana.

Um dos moradores do município revela que em sua residência não há água desde a última quarta-feira, dia 19 de julho. “Aqui em casa está sem água desde quarta-feira passada, minha irmã está do mesmo jeito, na minha outra casa, está sem há mais de duas semanas, a sorte é que lá tem um poço no vizinho”, descreve o servidor público, que pediu para não se identificar por medo de retaliações.

Conforme o morador, até o momento não houve uma resposta da gestão do município. “Ninguém da prefeitura sabe informar nada a respeito, outra vez falam que estão arrumando, mas não dizem o que está acontecendo”, completou.

Outra moradora do município afirma que a falta de água está atingindo até os lugares que nunca tinham sofrido com falhas no sistema de abastecimento. “Aqui no centro, nunca faltava água e agora são frequentes os dias em que ficamos sem poder fazer as atividades domésticas simples por falta d’água”, relatou.

A consumidora reclamou que já faz quase um mês a água não tem força para subir para a caixa. “Vai muito pouco durante a noite e também são pontuais os momentos que a água consegue ter força. Então é uma situação difícil, ainda mais na época que recebemos nossos parentes em casa”, lembrou.

Culpa é da sobrecarga e desperdício
Procurada pela reportagem do Portal CNN, a assessoria de imprensa da prefeitura de Bom Jesus do Tocantins reconheceU a falha no abastecimento na parte alta da cidade, mas garantiu que a falta de água não dura o dia todo. Ainda segundo as informações repassadas pelo assessor de imprensa do município, Jaime Júnior, durante essa época o consumo aumenta e que mesmo com as três bombas de captação funcionando dia e noite, o sistema não está suportando a alta demanda.

Outro fator revelado pelo assessor é o desperdício de água nas residências. “Um dos problemas complicados é que o desperdício é muito grande, semana passada veiculamos em carro de som alertando a comunidade para utilizar de forma consciente. Pelo fato de não ser cobrada [tarifa de água], muitos utilizam de forma exagerada”, afirmou.

Ele ainda assegurou que a gestão vem trabalhando para garantir a distribuição apenas de água tratada e que está realizando melhorias no sistema para sanar os problemas com a falta de água no município.

Também por meio de sua assessoria, o prefeito de Bom Jesus do Tocantins, Paulo Hernandes (PRB), ressaltou que a gestão tem conhecimento do problema. "Sabemos da dimensão do problema e não estamos fugindo de nossa responsabilidade", declarou.
 

VEJA TAMBÉM: