Educação e Cultura

REDAÇÃO DO ENEM

DRE de Pedro Afonso capacita educadores

06/09/2017 09h58 - Atualizado em 12/10/2017 09h57

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso realizou, nesta terça-feira, 5, uma formação voltada a professores de redação e coordenadores pedagógicos das escolas jurisdicionadas à Regional. Com o tema A intertextualidade e Interdisciplinaridade na Redação do Enem, o curso foi aplicado pela equipe de técnicos de Currículo da Diretoria.

O objetivo da formação é oportunizar aos professores e aos coordenadores pedagógicos uma compreensão de como realizar a articulação de possíveis temas de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio com as quatro áreas do conhecimento.

“Nós trabalhamos tomando como base que para o aluno redigir uma redação nos padrões exigidos no exame ele precisa analisar, interpretar e relacionar dados e informações, além de apresentar suas opiniões valendo-se do recurso da argumentação para comprovação de hipóteses e teses”, frisou Maria Lúcia Pereira dos Santos, diretora regional de Educação de Pedro Afonso.

Neste sentido, no primeiro momento, os educadores participaram de um estudo sobre as técnicas de redação, além de técnicas e critérios de correção de uma redação. No segundo momento, os professores participaram de oficinas pedagógicas específicas, enquanto os coordenadores pedagógicos participaram de uma oficina de análise de textos interdisciplinares das quatro áreas do conhecimento, estabelecendo conexões entre os assuntos abordados.

Para a diretora regional, proporcionar este momento de formação foi de grande importância, principalmente por se tratar de um componente curricular em que os alunos apresentam grandes dificuldades.

“O ensino e a correção de redações em sala de aula são tarefas indispensáveis não apenas para aprovação, uma vez que proporciona a construção do saber de forma coletiva, e a troca enriquece a aprendizagem. Assim, os professores estão realizando uma troca de experiência do fazer do seu ofício e absorvendo novas metodologias para dar mais sentido às suas aulas de redação e fortalecer o ensino das demais disciplinas quando oferece temas que estão sendo abordados em outras disciplinas”, completou a gestora.

VEJA TAMBÉM: