A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017, a 25ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento contou com diversas palestras e visitas além de momentos de descontração com sorteios de brindes.
Ao todo 45 gestantes e mães de recém-nascidos participaram das ações, que tiveram momentos dedicados à higiene bucal dos recém-nascidos, depressão pós-parto, além de atividades físicas para gestantes.
Segundo a enfermeira Mirian Fabiana, diretora de Desenvolvimento de Políticas de Saúde e coordenadora da ação, o evento teve o intuito de promover a saúde materno infantil. “Esta Semana Municipal de Aleitamento Materno abordou, durante suas diversas atividades, a promoção da saúde junto a toda a população e em diversas repartições públicas, buscando de fato envolver todos neste processo. Tornando assim público à importância da amamentação para o bebê, para as lactantes, para a economia da família e para os serviços de saúde e sociedade em geral”, afirmou .
Ainda segundo Mirian, crianças que recebem amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida tendem a ser mais saudáveis.
Agosto Dourado
Conhecido como "mês dourado", agosto é o mês de celebrar o incentivo à amamentação. Para promover a amamentação de qualidade, em todo o país, comemorou-se entre os dias 1º e 7 de agosto, a 25ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), criada pela World Alliance for BreastfeedingAction (WABA) com o objetivo de promover ações de apoio e proteção da prática da amamentação.
Com o tema “Juntos pela amamentação”, as ações do ano de 2017 foram inspirada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, tendo como objetivo principal envolver toda a comunidade na elaboração de estratégias de promoção e proteção do aleitamento materno.