As comarcas do Judiciário do Tocantins seguem empenhadas em ações voltadas à conciliação. Em Pedro Afonso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizou, na última sexta-feira, 21, a 1ª Oficina de Parentalidade da comarca. Cerca de 40 pessoas participaram da ação. São famílias com ações já tramitando na Justiça e outras com litígios não judicializados, onde o Cejusc realiza os atendimentos pré-processuais.
As atividades foram conduzidas pela coordenadora do Cejusc de Pedro Afonso, juíza Luciana Costa Aglantzakis, que ressaltou os objetivos da ação. “A Oficina de Parentalidade tem como objetivo instrumentalizar as famílias que enfrentam conflitos jurídicos relacionados ao divórcio ou à dissolução da união estável, nos quais vários ajustes e mudanças pessoais ocorrem”, disse a magistrada.
Seis instrutores voluntários, treinados pelo Conselho nacional de Justiça e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desenvolveram as atividades junto ao público. “A participação na oficina auxilia o casal em vias de separação a criar uma efetiva e saudável relação parental junto aos filhos. Tentamos empoderar os pais, transmitindo-lhes ensinamentos relevantes para que reflitam sobre seus comportamentos e assumam a posição de protagonistas da solução de seus próprios conflitos, tornando a sua vida e a vida de seus filhos ainda melhor”, explicou a conciliadora Taisa Brasil. (Com informações da Cecom/TJTO)