Política

EM 2018

Câmara de Pedro Afonso terá concurso público

25/09/2017 09h50 - Atualizado em 27/09/2017 11h21
Portal CNN
Vereadores aprovaram resolução para realização de concurso público

Henrique Lopes

Em sessão extraordinária na manhã da sexta-feira, 23, os vereadores de Pedro Afonso aprovaram a Resolução nº 03/2017, que prevê a realização do concurso público para a Casa de Leis. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, Pedro Belarmino (PTB).

O concurso deve disponibilizar vagas para nove cargos distribuídas em nível superior, médio e fundamental. São eles: técnico de controle interno, assistente administrativo, técnico de informática, recepcionista, vigilante, office boy, motorista, auxiliar de serviços gerais e copeira. Não foram informados os salários.

Após a aprovação da lei, a Câmara lançará edital para contratação da empresa que fará o concurso público, que deve ser lançado oficialmente no início de 2018.
Segundo o autor da proposta, o concurso é uma ferramenta fundamental na administração pública. “Temos que dá ênfase e procurar qualificar nossos profissionais e também evitar o problema de indicação de políticos, pois nós que estamos lá no momento, estamos na gestão, mas somos passageiros, os funcionários são os que ficam”, afirmou.

Pedro Belarmino ainda destacou que a realização do concurso atende uma exigência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e atualmente a Câmara de Pedro Afonso tem mais funcionários contratados do que efetivos. “Isso é uma exigência do Tribunal e nós temos que primar pelo bom andamento das coisas, já que o Tribunal é o órgão que nos fiscaliza, enquanto parlamentares temos que cumprir essas normas”, completou o parlamentar.

Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações
Juntamente com a aprovação da realização do concurso único foi aprovada pelos parlamentares a resolução 02/2017 que dispõe sobre as novas diretrizes do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores da Câmara Municipal de Pedro Afonso.

As novas regras, que tem como objetivo a eficiência e a evolução da gestão administrativa do poder Legislativo assim como a valorização do servidor público, substituem a inclusas na Resolução 005/2013, de 28 novembro de 2013, e traz mudanças na formatação das progressões horizontais e verticais, assim como também busca realizar o enquadramento dos servidores do legislativo.

Em plenário, a vereadora Lili (PSC), elogiou a atenção do gestor aos atos administrativos e também aos funcionários. “Todos que já passamos pela presidência dessa casa sabemos das dificuldades que é administrar e o presidente vem mostrando cautela no trato público através dessas resoluções que aprovamos hoje”, afirmou Lili.

Além das mudanças estruturais do Plano de Carreira, os servidores da Casa de Leis devem ter os salários reajustados a partir do dia 1º de janeiro de 2018.
 

VEJA TAMBÉM: