Cidades

PROJETO AMBIENTAL

Grupo Amigos do Meio Ambiente retorna do Ceará com novos projetos

25/08/2017 14h45 - Atualizado em 30/08/2017 09h17

Henrique Lopes

Quarenta adolescentes que integram o projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) e 16 pais e apoiadores participaram, de 10 a 19 de agosto, de uma excursão que saiu de Pedro Afonso (TO) e desbravou parte do sertão nordestino até Fortaleza, capital do estado do Ceará.

Segundo o fundador e diretor do grupo Amigos do Meio Ambiente, Fabricio Rocha, a viagem proporcionou aos alunos conhecerem outras culturas e também relaxar em espaços de muita diversão. “Conhecemos todos os aspectos culturais e naturais de Fortaleza, visitamos o Centro Histórico da cidade, teatro, o mercado municipal. Estivemos em Morro Branco e suas areias coloridas, em Beberibe, e Jericoacoara, a praia mais bonita do país. Também visitamos um dos locais mais significativos quando falamos em diversão para jovens, o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina”, relatou o educador.

Para o professor, a viagem marcou a vida dos estudantes, que já conheceram destinos como Rio de Janeiro e também o paraíso tocantinense Jalapão. “Eu não consigo exemplificar, é um momento mágico de plenitude completa. Para um professor levar os alunos a uma viagem como essa e ver as reações dele durante a viagem e o impacto que isso causa em suas vidas não tem como explicar”, disse Fabrício.
Novos planos
Apesar de retornarem há poucos dias, a próxima viagem já está marcada. Outros alunos devem conhecer a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, no mês de outubro.
Além das viagens, o grupo vai dar continuidade às ações com o viveiro de mudas, o acompanhamento educacional nas escolas e o apoio na limpeza das praças ecológicas e do Museu Histórico de Pedro Afonso.

Uma das novidades é a implantação do projeto “Rede de Leitura”, onde serão disponibilizados livros e redes, nas praças ecológicas, para que visitantes e alunos possam usufruir de uma boa leitura, de uma forma diferente.

“O objetivo é incentivar a leitura entre os pedroafonsinos, principalmente dedicado às crianças que, em parceria com as escolas, poderão ir até a praça pegar um livro e relaxar enquanto apreciam uma leitura”, explicou o fundador do AMA.

Ainda segundo Fabrício, os livros também estarão disponíveis para retirada na praça. “As pessoas poderão levá-los, trocar e doar os livros. É um espaço de democratização da leitura onde todos podem participar”, completou.

Homenagem do Corpo de Bombeiros
Antes da saída do ônibus que levou os 56 viajantes à capital do Ceara, os alunos do grupo receberam a visita do Corpo de Bombeiros Militar, que veio prestar uma homenagem ao grupo em reconhecimento ao trabalho socioambiental que ealizado em Pedro Afonso e que é reconhecido nacionalmente.

Segundo Fabrício, esta é a primeira vez na história de Pedro Afonso que uma personalidade ou grupo recebe essa honraria do Corpo de Bombeiros. Um dos critérios para a homenagem foi o professor ter sido um dos tocantinenses que carregou a tocha olímpica durante as Olimpíadas de 2016, momento que ficou marcado em sua vida e dos alunos do AMA.

“Foi um momento ímpar para a história dos alunos, eles receberam a maior honraria que a corporação poderia oferecer a uma personalidade ou grupo e isso ficará para sempre em suas lembranças”, afirmou o professor.

Confira fotos da excursão 

 


VEJA TAMBÉM: