Henrique Lopes
A junção de tranquilidade, preços acessíveis e áreas de banho ideais para toda a família tornaram a Praia do Duga, localizada no rio Tocantins, em Pedro Afonso, a 206 km de Palmas, um dos destinos mais procurados por quem busca lugares novos durante o verão tocantinense.
Com energia elétrica, sanitários e diversas barracas comerciais, além de ter o acesso mais fácil, já que fica a margem direita do rio Tocantins, ao lado do antigo Porto da Balsa, no perímetro urbano, a Praia do Duga atrai diversos turistas que vistam Pedro Afonso.
Raimunda Nonato Ribeiro da Silva, que monta barraca no atrativo turístico há 8 anos, conta que durante a temporada de verão 2017 mais turistas têm dado atenção à praia. “Tem tido muita procura, as pessoas de Pedro Afonso e turistas têm escolhido nossa praia para curtir os momentos de lazer com a família. Isso é muito bom, pois é uma alternativa para os visitantes do nosso município”, destacou a comerciante.
Ainda segundo Raimunda, que vende pratos típicos e bebidas durante toda a semana, mesmo em dias normais o fluxo tem sido expressivo. “As pessoas gostam do atendimento, todos os comerciantes sentam, conversam e isso faz com que as pessoas a voltarem mais vezes. Mesmo em dias da semana, quando o movimento cai, temos pessoas que veem só para almoçar e trazer as crianças para se divertir”, completou.
Ivonete Viana Feitosa está com barraca comercial no local pela primeira vez. Para, ela, a realidade atual é bastante diferente de outros anos. “A praia do Dunga tinha uma fama de não ser visitada, as pessoas não davam importância. Hoje vemos que o movimento mudou, há uma procura e também muita gente que fala bem da praia nas redes sociais. Isso tem ajudado a apagar o estereótipo de que não vem gente aqui na praia, que não chamava atenção”, descreveu.
Para o próximo ano, Ivonete revela que os barraqueiros já estão organizando uma associação para organizar uma estrutura melhor para atender quem visita a praia. “Esse ano nós já temos uma estrutura bem melhor, energia, água e banheiros, nosso objetivo é regulamentar uma associação para que possamos conseguir recursos e uma estrutura que garanta mais lazer e tranquilidade aos nossos visitantes”, afirmou.
Preços acessíveis
A praia do Duga tem oito barracas comerciais, que vendem desde bebidas a pratos típicos como porções de peixe, carne de sol com mandioca, batata frita, entre outras especiarias. A culinária, que tem em média, nos principais pratos, valores entre R$ 30,00 a R$ 50,00, chegando a ser a ser de 20% a 30% mais barato do que outras praias da região, tem chamado a atenção de quem, em tempo de crise, procura um lugar mais econômico para curtir as férias.
Visitantes elogiam
Visitante frequente da Praia do Duga, a engenheira agrônoma Pauliceya Barbosa Reis, que mora em Gurupi (TO), revela que o ambiente é bastante receptivo e ideal para curtir a temporada deverão. “É uma praia muito boa! O ambiente é muito receptivo, tem boas escolhas de alimentação com os preços razoáveis, que não fogem do preço da cidade e acaba ficando mais em conta do que outras praias’.
Já o advogado Washington Vasconcelos, morador de Fátima (TO), visitou a praia do Duga pela primeira vez e considera que o local merece ser conhecido pelos tocantinenses. “Na nossa região se fala muito em outras praias, mas não na Praia do Duga. Pela primeira vez venho visitar a praia por indicações de amigos e gostei bastante, pois é um ambiente limpo, com espaço para curtir com a família com segurança e tranquilidade. É um lugar que deve ser conhecido”, disse o advogado que estava acompanhado da esposa e outros familiares.