Técnicos do Parque Estadual do Cantão (PEC), Unidade de Conservação ligada ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), juntamente com a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA) composta por homens dos destacamentos de Pedro Afonso e Caseara, finalizaram nesta segunda-feira, 14, uma fiscalização que compreendeu os rios Coco, Araguaia, Javaés e o Projeto de Assentamento Manchete no Município de Marianópolis. A operação teve como objetivo coibir a pesca predatória e outros crimes ambientais.
A operação de fiscalização teve início na manhã da sexta-feira, 11.
Segundo o supervisor do PEC, Adailton Glória, as atividades de fiscalização foram realizadas com o patrulhamento aquático e terrestre, que resultou na apreensão de 200 kg de mantas de Pirarucu e uma arma de fogo calibre 20, que ocorreu no rio Araguaia, próximo à fazenda Fartura, localizada ao lado do Parque Estadual do Cantão, além de outros materiais predatórios como 270 metros de redes de pesca.
“O patrulhamento terrestre aconteceu no Assentamento Manchete, quando foram apreendidas quatro armas de fogo com por porte ilegal. A ocorrência foi próxima a Praia do Kicuia. As armas eram um rifle calibre, 22 marca Rossi, um rifle calibre 22, marca CBC, uma espingarda cartucheira calibre 20 e uma espingarda cartucheira de dois canos calibre 24. (Com informações da Ascom Naturatins)