Henrique Lopes
Uma matéria publicada na edição nº 93 do Jornal Centro-Norte Notícia gerou comentários e críticas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins, realizada na noite da terça-feira, 9. Na tribuna, vereadores da base aliada e da oposição trocaram farpas ao abordar o silenciamento do poder executivo municipal sobre o caso.
Abordado no plenário pelo vereador Felipe Neves (PR), já no final da sessão, os comentários sobre a publicação que trata dos pagamentos indevidos de gratificações a secretários municipais deixaram os ânimos exaltados. Com o jornal na mão, Felipe disse que não recebeu respostas da gestão municipal sobre a explicação do pagamento. “Eu já procurei a prefeitura algumas vezes e não obtive respostas, o povo quer as respostas. É meu dever como vereador cobrar”, afirmou o parlamentar.
Felipe ainda disse que se algum parlamentar da base do governo pudesse obter a informação e levar para a Câmara ficaria agradecido. O comentário irritou a governista Selene (PV) que, em defesa da gestão, disse que o prefeito está atendendo a todas as solicitações.
“Se vereador da base consegue falar com o prefeito, eu acredito que qualquer um consegue. Quem quiser saber pode se informar. Eu não sou muito curiosa de ficar olhando salário de ninguém, eu não tenho esse hábito. Mas não acredito que eles erraram assim”, argumentou Selene.
Na tentativa de acalmar os ânimos, o presidente da Câmara Municipal, Josailto Andrade (PT), afirmou que o vereador tem que correr atrás da informação e que o gestor nunca o deixou sem respostas. Ainda disse que conversou com o prefeito Paulo Hernandes (PRB) e que ele afirmou que devolverá o dinheiro pago a mais aos secretários. “Mesmo sendo oposição na gestão passada eu nunca fiquei sem resposta, todos temos que procurar o gestor e esclareceras as dúvidas”, ressaltou.
Do outro lado da bancada, a vereadora Marta (PDT) disse que não há comunicação entre a oposição e a gestão. “Eu não posso defender e não tenho a coragem nem de procurar ele, pois o que aconteceu comigo foi totalmente diferente”, completou Marta, acompanhada de sorrisos sarcásticos de alguns membros da base do governo.
Clima esquentou
Defendendo o pagamento do acréscimo aos secretários, o vereador Vanderlan (PMDB) levou o regimento dos servidores e leu trechos dele. Segundo o vereador “a verdadeira matéria é a foto da verdade. Diferença salarial existe”. Vanderlan ainda questionou onde estava o secretário de Esportes do município na gestão passada. “Passamos o último ano reivindicando quem era o secretário de município e muito menos o que estava sendo feito”, disse.
Vice-prefeito no último mandato, o parlamentar Pedro Machado (PSB) respondeu em tom áspero o discurso de Vanderlan e frisou que os vereadores deveriam focar no hoje, pois a ex-prefeita Rosângela Barbosa (PSDB) já havia ido a Câmara e deixado seu CPF à disposição.
“Se tiver errado, coloca no CPF dela. Agora, se continuarem pagando os secretários indevidamente eu vou entrar na justiça, pois a gente tem leis e estamos aqui para isso”, disparou.
Completando a declaração do vereador Pedro Machado, Felipe disse que a atual gestão chega em seu sexto mês e não tem justificativas para ainda continuar errando em coisas simples.
“É justificativa dizer que o governo está fazendo isso e não está sabendo? Na Constituição fala que é vedado o pagamento de gratificações aos cargos políticos. Não estamos questionando fulano ou ciclano. Até projeto nessa Casa já passou sem justificativa e aprovamos, pois, queremos ajudar a gestão, mas é uma lei e deve ser seguida”, argumentou Felipe.
Com a palavra novamente, o vereador Vanderlan disse que o prefeito irá assumir as responsabilidades, assim também como citou obras que o gestor irá fazer. “Ele foi eleito para quatro anos para assumir as responsabilidades, vai sim fazer isso. Isso é fala do vereador. Assim como vai realizar a operação tapa-buracos e fazer a parceria com a Carreta da Saúde em Pedro Afonso”.
Matérias aprovadas
Durante a sessão foram aprovados pelos vereadores dois projetos de leis do Poder Executivo e quatro indicações. Os projetos, já em segunda votação, visam a mudança da estrutura administrativa e a criação do Conselho Rural Sustentável e Solidário.
Já as indicações foram de autoria dos vereadores Felipe Neves (PR), indicando a manutenção da Rua Pedro Cafuna, no Setor Bela Vista; de Edmilson (PDT), que solicita ajuda de custo para idoso; do vereador Vanderlan (PMDB) requerendo a construção de dois mata-burros na rota da Escola da Campeira, além do requerimento do vereador Pedro Machado (PSB), solicitando a construção de quebra-molas na avenida Aeroporto.
Apresentação
Ainda durante a sessão foi apresentado um balanço das ações realizadas pela Diretoria Municipal de Esportes. A apresentação foi realizada pelo diretor de Esportes, Alessandro Barbosa da Silva. Na oportunidade, o gestor, que assumiu o cargo há pouco mais de dois meses, destacou o incentivo do Município aos atletas e a realização de campeonatos, e agradeceu aos vereadores pela oportunidade de expor seu trabalho à comunidade.