Turismo e Meio Ambiente

SEGURANÇA

Pedro Afonso deve receber o Selo Praia Segura

28/06/2017 10h47

Estimando atrair mais de 100 mil turistas, Pedro Afonso pode ser o primeiro município tocantinense a ganhar o Selo Praia Segura, lançado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) para as praias que atenderem os requisitos de segurança para a temporada 2017.

Segundo o capitão Lázaro Nogueira da Silva, Pedro Afonso vem sendo um exemplo aos outros municípios tocantinenses no atendimento às demandas de segurança para a temporada de verão 2017.

“Toda a equipe da gestão municipal tem se esforçado e isso tem sido exemplo para outras cidades tocantinenses, pois esta é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e que o município de Pedro Afonso abraçou com muito entusiasmo e compromisso. A cidade será uma das pioneiras, se não, a primeira cidade a receber o selo Praia Segura”, destacou.

O selo identificará as praias com maior segurança aos turistas. “É a garantia de salva-vidas, de sinalização, controle de tráfego náutico, da aprovação do projeto de incêndio e pânico. Garantindo assim uma diversão tranquila e segura”, completou o capitão.

Além de estar prestes a receber o selo, o município sediou pela primeira vez, na semana passada, o curso de guarda-vidas civis. Ao todo 20 alunos de seis municípios da regional participaram do curso oferecido pelo bombeiro que tem o foco de aumentar o efetivo de segurança nas praias.

Praia Segura
O projeto Praia Segura visa a padronização da sinalização de segurança obrigatória nas praias, identificada por meio de placas de sinalização afixadas nas praias identificando áreas destinadas a banhistas, embarcações, de riscos e de lazer.

O Selo Praia Segura será concedido, pelo Corpo de Bombeiros, aos municípios que atenderem a Norma nº 1.787, que tem como prioridade oferecer segurança aos banhistas e frequentadores das praias do Tocantins. Entre os itens que uma praia segura deve ter estão: elementos de sinalização obrigatórios como delimitação com boias; sinalização com bandeiras e placas acessíveis aos visitantes. 

VEJA TAMBÉM: