Cidades

CULTURA POPULAR

Dorivan Borges anima Feira da Alegria ao som de música tocantinense

13/05/2017 19h02 - Atualizado em 27/05/2017 08h48
Portal CNN
Divulgação

Nem mesmo a forte chuva impediu que dezenas de pedroafonsinos e moradores de cidades vizinhas passassem pelo Centro de Abastecimento Clovis Tavares Noleto, na noite da sexta-feira, 12, para apreciar a programação da 2ª edição da Feira da Alegria, evento organizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, que tem como foco garantir maior entretenimento à comunidade, além de acesso à cultura tocantinense.

A 2ª Edição da Feira da Alegria contou com exposição de produtos artesanais, comidas típicas, doces, laticínios, bolos, entre outras especiarias produzidas por micro e pequenos produtores da região. Foram ofertados, também, pela gestão municipal, atividades de lazer e entretenimento para crianças como pintura, pula-pula e distribuição de pipoca. Além de torneio de truco e apresentações teatrais em homenagem ao Dia das Mães, realizadas pelos alunos da Centro Educacional Infantil Maranata.

A artesã Elsa Cristina dos Santos, que vem participando da feira com uma banca onde comercializa laços e adereços para o cabelo, lembra que o espaço e muito importante para que a comunidade tenha o contato direto com o artesanato produzido na região. “Eu estou gostando muito, é uma coisa que faltava na cidade. Eu nunca havia visto um evento como este voltado à valorização tanto do comércio, como da cultura local. Para nós, artesãos, é muito gratificante ter esse contato direto com o público, além de nos ajudar a melhorar nossas vendas”, frisou artesã de 27 anos.

Morador de Pedro Afonso há pouco mais de três meses, o jovem Jorge Honorato, de 27 anos, visitou a feira pela primeira vez e destacou a diversidade da programação, principalmente voltada ao público infantil. “É um espaço bem família, vim com as sobrinhas e elas se divertiram bastante. Pula-pula, pinturas, além das apresentações escolares fazem toda a diferença para as crianças”, ressaltou o estudante.

O prefeito Jairo Mariano revelou que a feira deverá ser um local de disseminação da cultura tocantinense e da história pedroafonsina, e afirmou que o objetivo e trazer mais artistas locais e regionais para fazer um intercâmbio cultural durante a realização da Feira da Alegria.
“Estamos pretendendo trazer, durante as edições da feira, vários artistas tocantinenses, visando essa interação do público com a cultura local e tocantinense. Pedro Afonso é uma cidade que tem muito a oferecer e esse é o nosso propósito maior, criar uma dinâmica que ressalte a cultura do nosso município e região”, revela o gestor.

Principal atração da noite, o cantor e compositor Dorivan Borges embalou os visitantes da feira interpretando diversas canções que narram a vivência tocantinense. Sucesso como ¨Passarim do Jalapão¨, ¨Taquaralua¨, ¨Senhor do Bonfim¨ e ¨Nóis é Jeca Mais é Jóia¨, animaram o público que ficou atento a cada canção.
Para o cantor foi uma honra fazer parte de um evento voltado à valorização da cultura tocantinense. “Quero agradecer o prefeito Jairo Mariano por está resgatando e apresentado a cultura tocantinense, através da valorização dos cantores, artesãos. É um prazer está aqui cantando as músicas que falam da nossa terra”, ressaltou Dorivan.

Feira da Alegria
Realizada mensalmente, a Feira da Alegria é uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Pedro Afonso durante a Agenda Positiva 2017, lançada em alusão aos 170 anos de fundação do município. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)
 






VEJA TAMBÉM: