A Secretaria Municipal de Saúde realizou na noite da terça-feira, 20, a apresentação do relatório das ações desenvolvidas durante o primeiro quadriênio de 2017.
A explanação sobre as atividades desenvolvidas, assim como os gastos aplicados na saúde municipal, foi ministrada pelo secretário de Saúde, José Martins, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal.
Entre os dados apresentados aos vereadores estão o número de atendimentos realizados durante os primeiros quatro meses de 2017. Ao todo, foram ofertadas à população pedroafonsina, nas quatro unidades básicas de saúde que atendem o município, 5.954 consultas médicas.
Já em relação aos exames laboratoriais foram realizados 8.954 atendimentos, com um investimento de R$ 41.347,95 para a execução dos exames.
Além das consultas e atendimentos laboratoriais, a Secretaria de Saúde assistiu, através do Serviço Social, de janeiroa abril, 160 pessoa foram atendidas com auxílios como doação de fraldas, ajuda de custo, medicação especial, bolsa de colostomia e outros serviços.
Conforme explicou o secretário José Martins, além do atendimento realizado dentro do município, foram encaminhadas 295 e 939 pessoas transportadas para atendimentos realizados em outros centros, entre eles, os municípios de Miracema, Colinas, Araguaína, Guaraí e Palmas.
Entre as ações destacadas pelo secretário José Martins está a realização do mutirão de combate ao Aedes Aegypti, no setor Canadá; as atividades do projeto Sexta sem Aedes; a Semana Pré-Carnaval, com ações de prevenção de DST’s, AIDS, Hepatites Virais e Combate ao Aedes Aegypti; a promoção de alimentação saudável e higiene bucal, realizada nas escolas municipais, além da comemoração do Dia da Atividade Física, Primeira Semana de Vigilância em Saúde, que contou com o lançamento da sala municipal de coordenação e controle da Dengue, Zika Vírus e Chikunguya, e os atendimentos realizados pelas unidades móveis Odonto Sesc e Sesc Saúde Mulher.
Transparência
Para o secretário, a prestação de contas representa um ato fundamental para trazer transparência às ações executadas pela Secretaria de Saúde, além de garantir maior participação da população na administração.
“É necessário que haja este momento, pois é assim que a população toma real conhecimento de como o dinheiro está sendo aplicado, garantindo maior transparência dos processos administrativos e da utilização dos recursos além de apresentar à população, os números e dados dos serviços prestado”, destaca José Martins. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)