Cidades

MOSQUITO PERIGOSO

Reunião em Pedro Afonso planeja ações de combate ao Aedes Aegypti

06/06/2017 16h33 - Atualizado em 06/06/2017 16h57

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde da segunda-feira, 5, a primeira reunião da Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

No encontro, que tem o objetivo de debater sobre as ações a serem desenvolvidas pela gestão municipal em conjunto com seus diversos parceiros, foram apresentados os resultados da 1ª Semana de Vigilância em Saúde, realizada de 24 a 28 de abril.

Entre os destaques ressaltados pelo secretário de Saúde, José Martins, está a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que recolheu mais de 15 toneladas de resíduos sólidos em Pedro Afonso, além das ações de conscientização e mutirão de limpeza realizados juntamente com a Coapa, Bunge, Tiro de Guerra, 3º BPM, IFTO - Campus Avançado de Pedro Afonso e o grupo Amigos do Meio Ambiente.

Todos contra o Aedes
Além de apresentar os resultados da 1ª Semana de Vigilância em Saúde, o secretário de Saúde abriu espaços para discutir ações para combater o aumento dos casos das doenças dentro do município.

“É um momento de unirmos forças para lutar contra o mosquito. Esta é uma situação difícil que todo o estado está passando e precisamos estarmos juntos, pois muito mais de um caso de saúde, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é um caso social”, ressaltou José Martins.

Acompanhando a reunião, a agente de Desenvolvimento Humano da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Silvana Ramos, ressaltou que é necessário pensar formas alternativas de combater a proliferação do mosquito. “Precisamos nos juntar e pensar em soluções práticas para combater o crescimento dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya aqui no município”, sugeriu.

A diretora de Vigilância em Saúde, Daniela Rodrigues, afirmou que há uma dificuldade do município em constatar os casos devido à falta de diagnóstico médico da doença, mas que a secretaria está buscando dialogar com os médicos e também adquirir novos testes rápidos, através da Secretaria de Saúde do Estado, para diagnóstico precoce das doenças.

“Existem alguns fatores que dificultam o trabalho efetivo no combate ao Aedes, alguns deles são a falta de diagnóstico da doença, aumento de pessoas doentes por toda a cidade, o que dificulta a identificação da origem do problema, a falta de oferta exames laboratoriais e a pouca sensibilização dos moradores para o cuidado com a limpeza dos quintais”, destacou Daniela.

Também presente na reunião, o promotor de justiça Rafael Pinto Alamy destacou que a reunião para traçar as ações e metas a serem realizadas pela secretaria em conjunto com a comunidade são importantes para combater o mosquito que transmite as doenças dentro do município.

“É muito importante que o município de Pedro Afonso, através da Prefeitura, tome essa iniciativa educativas e preventivas de forma a combater o Aedes Aegypti. O Ministério Público é parceiro, dentro de suas atribuições e através da recomendação, feita ao município, esperamos que a cidade diminua os casos de Dengue, Zika e Chikungunya”, frisou o promotor.

Além disso, o promotor salientou que é necessária uma participação da comunidade, em cumprir o que está previsto no Código de Posturas Municipal. “As pessoas precisam saber das suas obrigações e que tem que manter os seus quintais limpos, pois isso gera doenças a comunidade e pode ser crime”, completou.

Prevenção
Entre as ações de combate que serão desenvolvidas pela Sala de Combate, em parceria com os colaboradores, está a realização de blitz educativa com entrega de folders, vistorias em lotes e terrenos, além de mutirão de limpeza em todos os bairros do município. Não foi divulgado cronograma dessas atividades.

Vacinação contra a gripe
Seguindo o cronograma proposto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), enviado nesta segunda-feira, 5, à Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a gripe (Influenza), atenderá os públicos prioritários até a próxima sexta-feira, 9. Após a data, as doses estarão disponíveis para toda a comunidade, como indicou o Ministério da Saúde na última semana.
 

VEJA TAMBÉM: