Cidades

TRADIÇÃO

Emoção e fé marcam procissão em louvor a São Pedro, padroeiro de Pedro Afonso

30/06/2017 16h53 - Atualizado em 12/07/2017 11h01

Henrique Lopes

No início da noite da quinta-feira, 29 de julho, cerca de 250 fieis percorreram as principais ruas de Pedro Afonso em louvor ao santo padroeiro do município São Pedro. A tradicional procissão, que encerrou o Festejo de São Pedro, começou no Farol e levou os peregrinos até a Igreja Matriz, onde ocorreu missa celebrada pelo padre Adailton.

A assistente social Walléria Machado participou de todo trajeto e disser ser uma honra participar da festividade e poder renovar a fé. “Para nós é um momento de renovação, de aprofundamento da nossa fé. Foram dez dias de novena e percebemos, a cada mensagem, que foi passada, o chamado de Cristo para darmos continuidade à missão”, revelou Walléria.

Ainda segundo a assistente social, que já participa de celebração há alguns anos, a cada ano, mesmo com as mudanças do roteiro, antes feito nas águas do rio Tocantins, através da balsa, a comunidade continua a prestigiar fortemente o ato de louvor ao padroeiro. “Apesar de não ser uma procissão fluvial, como era antigamente que íamos até o encontro do rio em homenagem a São Pedro, nossa fé continua a ser fortalecida a cada ano”, completou.

Além do momento de fé, a procissão foi marcada por muita emoção para alguns fiéis. Lembrando das vítimas do acidente ocorrido na gruta conhecida como Casa de Pedra, no dia 1º de novembro de 2016, no município de Santa Maria do Tocantins, que deixou dez mortos, sendo duas pessoas de Pedro Afonso – a estudante Taís Soares Ferreira, de 17 anos, e sua mãe Deuzenira Ferreira da Luz –, a servidora pública Mônica Lourenço deixou que as lágrimas expressassem seus sentimentos durante a entrada da imagem de São Pedro na Matriz. “Minha emoção foi de saudade da Thaís que morreu na tragédia da casa de pedra e do meu pai, ambos amavam participar dessa procissão”, afirmou.

Com o tema “Pedro quer empolgar a juventude à missão”, o festejo em louvor a São Pedro, começou no dia 19 de junho com o intuito de homenagear o santo e também arrecadar recursos financeiros para a manutenção da Paróquia São Pedro e também para a construção da capela da comunidade Nossa Senhoras das Graças.

 

VEJA TAMBÉM: