Cidades

AO PREFEITO

Cacique solicita que aldeia faça parte do município de Pedro Afonso

21/04/2017 15h00 - Atualizado em 10/05/2017 09h40
Portal CNN
Divulgação

O cacique da aldeia Betânia, Roberto de Brito, entregou ao prefeito Jairo Mariano (PDT) documento solicitando que a aldeia, composta por seis famílias e cerca de 20 pessoas, seja registrada pelo município de Pedro Afonso. A solicitação foi feita na terça-feira, 18 de abril, durante a comemoração do Dia do Índio. Na ocasião, a Prefeitura de Pedro Afonso realizou ações da agenda positiva na aldeia Lajeado, localizada a 55 km da cidade. 

“Somos uma aldeia nova, já foi reconhecida pela Funai [Fundação Nacional do Índio] e precisamos que seja cadastrada no sistema de Pedro Afonso junto com as quatro aldeias que já fazem parte do município”, explicou o cacique.

Em resposta, o chefe do executivo municipal afirmou que serão tomadas as medidas para o reconhecimento da aldeia e que as ações desenvolvidas pela gestão municipal já irão atender a comunidade indígena Betânia.

Além dos membros da aldeia Betânia, participaram das ações da agenda positiva cerca de 40 famílias das aldeias Lajeado, Olho D’água, Santo Antônio e São José – todas da etnia Xerente. Durante todo o dia ações desenvolvidas pelas secretarias animaram a comunidade. Entre as atividades ofertados estavam teste de glicemia e medição de pressão arterial, corte de cabelo, além de competições de futebol masculino e feminino, e exibição de sessão de cinema.

Em parceria com o município de Tocantínia, também foi ofertado atendimento médico, como consultas e entrega de medicamentos.

Ainda durante o evento foram entregues kits esportivos aos caciques das aldeias e também mudas de plantas aos moradores.

Para a professora Rosinha Hirêki Xerente, que ministra aulas nas comunidades, a ação vem para proporcionar uma atenção maior aos indígenas pedroafonsinos. “Nós ficamos muito agradecidos com esse apoio do município de Pedro Afonso através desta ação. Hoje pudemos nos encontrar em um momento de alegria, que o prefeito continue fazendo esse papel de estar mais próximo de nós, pois isso é muito importante”, destacou a professora.

O prefeito Jairo Mariano afirmou que desde que as aldeias voltaram a fazer parte do município de Pedro Afonso, a administração tem buscado estreitar o diálogo com as comunidades, além de atender as demandas que são pertinentes a gestão.

“A nossa vinda hoje a aldeia de Lajeado tem o intuito maior de trazer ações do município aos indígenas que compõe o município de Pedro Afonso. Nós já temos uma relação com eles de dois anos e estamos aqui para resgatar o compromisso da gestão de Pedro Afonso para com os indígenas que são os fundadores da nossa história”, ressaltou.

Manutenção de estradas vicinais
A ação na área indígena ainda contou com a manutenção das estradas vicinais que dão acesso as aldeias e a limpeza e revitalização dos campos de futebol e áreas próximas das residências indígenas.

Jairo Maria afirmou que está dialogando com prefeitos, para que as estradas para as outras aldeias que ficam foram do município de Pedro Afonso também sejam arrumadas.

Cacique da aldeia Olho D’agua, Paulo Xerente destacou que esta é a primeira ação do tipo realizada na aldeia e agradeceu a todos pelo desempenho em atender as demandas da comunidade indígena. “Eu agradeço muito a Deus e por a Prefeitura de Pedro Afonso está dando essa atenção para nós. Nunca tivemos isso, nenhuma prefeitura veio arrumar nossas estradas, mas isso mudou. Agora que somos do município de Pedro Afonso, temos esperança que as coisas vão melhorar”, relevou o cacique.

Aldeias pedroafonsinas
Apesar de estarem dentro da área do município de Pedro Afonso, as aldeias Lajeado, Olho D’água, Santo Antônio e São José estavam submetidas administrativamente ao município de Tocantínia. Entretanto, após estudos realizados pela Prefeitura de Pedro Afonso e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) foi possível detectar que as aldeias faziam parte do município de Pedro Afonso. Após diálogo, os indígenas aceitaram a mudança administrativa e as aldeias passaram a ser atendidas pelo município de Pedro Afonso a partir do ano de 2015.

Para o prefeito, a retorno das aldeias indígenas foi uma forma de retornar as matrizes culturais e históricas do início de Pedro Afonso. “Nosso foco foi recuperar nossa história e dar mais assistência aos indígenas”, afirma Jairo.

Agenda Positiva
As ações realizadas na aldeia indígena Lageado fazem parte da Agenda Positiva 2017, da Prefeitura de Pedro Afonso, em comemoração aos 170 anos de fundação de Pedro Afonso. A agenda tem o foco de atender de forma rápida e eficaz as demandas dos cidadãos em todas as regiões do município. As ações, que incluem entrega de obras além de projetos que englobam todas as secretarias, são realizadas semanalmente pela equipe municipal.


 

VEJA TAMBÉM: