Da redação
Mesmo sem muitos debates, a preocupação com o transporte escolar foi um dos temas abordados pelos vereadores de Pedro Afonso durante sessão na noite da terça-feira, 4. O presidente da Casa de Leis, Pedro Belarmino (PTB), solicitou do Poder Executivo a regularização do transporte escolar que atende os alunos da Vila Mata Verde.
Segundo o chefe do legislativo municipal, as falhas no transporte escolar são frequentes no município. “Não sei o que está acontecendo, mas estamos tendo falhas no transporte escolar no Setor Aeroporto, agora chega essa reclamação da Vila Mata Verde, tem que ver o que precisa ser feito”, ressaltou.
O vereador Gordo do Lavajato (DEM) também abordou o tema transporte escolar ao requerer a destinação de ônibus escolar para atender alunos dos setores distantes do centro da cidade, como Aeroporto II, Canadá, Canavieiras, Antônio Joaquim Pires Martins Filho, entre outros, durante o período noturno, já que a via é bastante escura e coloca em risco a segurança dos estudantes.
Apesar de concordar com a matéria de Gordo, os vereadores Joilson (PEN), Meneses (PR) e Toinho (PDT) lembraram que a demanda por ônibus escolar é grande dentro do município e os veículos já atendem, no período noturno, os universitários que precisam se deslocar até Guaraí, segundo eles, uma prioridade no momento.
Meneses argumentou que os alunos dos setores podem vir até a cidade andando, mas os universitários não poder ir até Guaraí da mesma forma, e que muitos deles são de baixa renda e já pagam os custos das mensalidades. “Era bom se tivéssemos mais ônibus”, disse o vereador.
Também voltado à segurança dos alunos dos setores distantes do centro no retono às suas casas, o vereador Joilson apresentou indicou ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, a iluminação do trecho que liga o trevo do Posto Pedro Afonso até o trevo dos chapas, na saída para a ponte sob o rio Tocantins.
Joilson lembrou que durante a noite o trecho é bastante perigoso, principalmente para os alunos que vão ao centro para estudar, e que a infraestrutura de iluminação pública garantiria melhor condições de deslocamento desses estudantes.
Outras matérias
Além das matérias sobre o transporte escolar, foram apreciadas pelos vereadores a indicação, que recomenda à gestão municipal a construção de uma academia ao ar livre na Praça Coronel Lysias Rodrigues, no centro de Pedro Afonso.
Ainda do gabinete do presidente da casa de leis foi votado o requerimento, que requer do executivo municipal, através da Secretaria de Infraestrutura a limpeza das ruas da Vila Mata Verde, localizada a cerca de 40km da zona urbana de Pedro Afonso.
Já o vereador Gordo do Lavajato solicitou à gestão municipal a construção de meio fio, nas ruas asfaltadas do distrito de Anajanópolis, popularmente conhecido como Porto Real.
Todas as matérias apreciadas na pauta foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes na sessão e seguem agora para conhecimento do poder executivo municipal.
Ausências
Devido problemas de saúde, não estiveram presentes na sessão os vereadores Lili Benício (PSC) e Breno Alves (PRTB).