Cidades

SITUAÇÃO RUIM

Moradores de Tabocão sofrem com falta de água

08/05/2017 11h16 - Atualizado em 06/07/2017 15h16
Portal CNN
Da Web

Henrique Lopes

Os moradores do município de Fortaleza de Tabocão enfrentam problemas com a falta de abastecimento de água. Segundo relatos, em alguns setores do município o abastecimento de água tem sido interrompido há mais de cinco dias, causando diversos transtornos a população, principalmente para quem não possui caixas d’água.

Dados do IBGE, do ano de 2016, revelam que Fortaleza do Tabocão tem uma programação estimada de 2.570 habitantes.

A caixa de supermercado Maria Aparecida Muniz, de 30 anos, disse ao Portal CNN que a situação é de calamidade e reclama do descaso com os usuários, pois nenhuma informação ou justificativa foi dada à população. “Quem tem caixa d’água usou a água da caixa, mas metade a população não tem e eles não deram justificativa. Já faz uma semana que as pessoas estão ficando sem água e a ATS [Agência Tocantinense de Saneamento] não deu justificativa nenhuma, não falaram nada sobre a volta do abastecimento”, afirmou.

Maria Aparecida, que mora no centro da cidade, em uma casa com mais três pessoas, sendo duas crianças, uma de 13 e outra de 7, relata que o problema foi maior já que afetou também o funcionamento das escolas. “Como ficaram sem aula eu mandei eles para a chácara da minha mãe porque eu trabalho o dia todo e quando eu saio do serviço eu vou e tomo banho lá também”, revelou a atendente que mora na parte baixa da cidade.

Segundo o comerciante Geraldo Magela Filho, o problema com o abastecimento de água já completou uma semana e vem afetando o comércio. “Estamos praticamente há uma semana sem água, tendo que buscar água ou no Posto Tabocão, que possui um poço artesiano, ou no rio. Aqui no comércio usamos o pouco que ainda consegue subir para caixa, para poder fazer as atividades”, explicou em entrevista ao Portal CNN.

Ainda de acordo Geraldo, o reservatório do município não está enchendo completamente o que impossibilita que a pressão da água chegue às casas da parte alta da cidade. “Aqui ainda tem chegado água das 4h30 às 5h30, depois acaba, mas nas casas da parte alta da cidade não chega nem nesse período, eles estão totalmente sem água esses dias”, completou o comerciante de 45 anos, que tem um estabelecimento no centro do município.

Medidas
Ouvido pela reportagem do Portal CNN, o prefeito de Fortaleza do Tabocão, Wagner Teixeira de Farias (Solidariedade), popularmente conhecido como Vaguim do Valdomiro, disse que na última semana esteve por mais de uma vez na sede da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), em Palmas, buscando solucionar o problema. Para ele houve uma falha por parte da ATS, pois os técnicos demoraram muito para fazerem uma vistoria em Fortaleza do Tabocão e detectar o problema.

Ainda segundo Vaguim, foi trocada a bomba d’água, algumas encanações e também feitas melhorias no quadro de energia e que o fornecimento deve voltar a funcionar normalmente em até dois dias, em todas as regiões da cidade.

“Nunca houve isso aqui, mas corremos atrás e conseguimos solucionar. Houve uma falha que causou a demora para constatar qual era, mas conversamos e conseguimos resolver, a distribuição já começa a ser normatizada”, garantiu o gestor.

Resposta da ATS
Procurada pela reportagem do Portal CNN a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelos serviços de abastecimento de água de Fortaleza do Tabocão, disse, em nota, que as falhas no fornecimento de água foram motivadas pela instabilidade na rede elétrica do município.

Conforme a agência, durante as quedas de energia a bomba para de funcionar, porém volta a bombear normalmente assim que a energia se estabiliza, o que impede que os reservatórios trabalhem em sua totalidade. O texto ainda diz que uma equipe já foi deslocada para o município, para analisar e resolver o problema. Porém, a ATS não informou quando o fornecimento de água seria normalizado.

Confira a resposta na integra:

“A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que a causa do desabastecimento parcial em Fortaleza do Tabocão é a instabilidade da rede elétrica no local.
Durante as quedas de energia a bomba para de funcionar, porém volta a bombear normalmente assim que a energia se estabiliza.

Enquanto o equipamento não trabalha, a distribuição de água continua, o que impede que os reservatórios operem em sua totalidade e causa desabastecimento em alguns setores da cidade.

A equipe eletrotécnica já foi mobilizada para analisar a situação e resolver o problema.

A ATS trabalha de forma incessante a fim de solucionar todos os problemas relacionados à falta de água nos municípios, e pede para que a população comunique problemas de falta de água através do 0800 6464 195, para que sejam solucionados com maior agilidade”.



 

VEJA TAMBÉM: