Cidades

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Municípios realizam ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

19/05/2017 15h58 - Atualizado em 19/05/2017 16h18

Da Redação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência sexual sofrida diariamente por meninas e meninos, as Prefeituras de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso realizaram ações para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira, 18 de maio.

Em Pedro Afonso o evento foi realizado à noite na Praça Coronel Lysias Rodrigues e organizado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A programação teve apresentações culturais e momentos de conscientização sobre a violência sexual, com a participação do grupo Desbravadores Mesopotâmia e do Grupo de Libras Sinais de Esperança, ambos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, além dos membros do projeto Amigos do Meio Ambiente, coordenado pelo professor Fabrício Rocha.

Para a presidente do Conselho Tutelar, Geane Tomazelli, a ação tem o objetivo de conscientizar e intensificar os trabalhos realizados pelo Conselho Tutelar na pretensão da criança e do adolescente. “Nós conselheiros tuteares temos trabalhado bastante sobre esse assunto. É algo que não pode estar acontecendo nos dias de hoje, pois invade a o direito e a integridade das crianças e adolescente e hoje esse evento vem para trazer nossa voz até as ruas para conscientizar sobre a importância de debater esse assunto”, afirmou a conselheira tutelar.

A diretora do Centro de Referência de Assistência Social, Luzenir Isaías, lembra que o trabalho realizado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, através do CRAS, vem sendo contínuo e a data, vem para chamara atenção da população para os casos de exploração de crianças e adolescentes. Em Tupirama, pela manhã, a Secretaria de Assistência Social e a rede de Proteção e Garantia de Direitos de Criança e do Adolescente (CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Bolsa Família, CMDCA, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde) fez uma mobilização.


Tupirama



Com cartazes e faixas, foi realizada uma caminhada com os alunos da Escola Municipal Maria José Alves Miranda, nas principais ruas da cidade mostrando a importância de denunciar a violência contra as crianças e adolescentes.

O trajeto foi finalizando no espaço Cultura de Tupirama, onde ocorreu apresentação do coral das crianças da Escola Maria José.

Em seguida, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Tupirama apresentaram uma peça com fantoches.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Tupirama, Maria Nalva Ferreira, ressaltou que é lamentável que pessoas se aproveitam das crianças, fazendo com que o sonho delas seja destruído. Disse ainda que as crianças são uma joia preciosa que precisa ser zelada, pois elas são dignas de respeito e direitos.

O dia foi encerrado na praça da prefeitura com o lançamento do Projeto Cinema no Meu Bairro, quando foi exibido o filme “Anjos do Sol”, que também trata sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os expectadores ganharam pipoca.

Bom Jesus

Com o objetivo de mobilizar a sociedade bonjesuína e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude, Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Tutelar e participação dos servidores e alunos das redes municipal de estadual de ensino, realizou uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade.

A iniciativa buscou conscientizar a população sobre a importância de estarmos atentos ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram distribuídos panfletos que tratam sobre o tema e alertam para as principais formas de denunciar.




Dados
Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta.

Por que 18 de maio?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

(Com informações das Assessorias de Comunicação das Pref. de Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama)

 

VEJA TAMBÉM: