A Prefeitura de Pedro Afonso, através da Secretaria de Educação, apresentou ao Sindicato dos Servidores Públicos em Educação de Pedro Afonso (Sisempa) o índice para a data-base relativo ao ano de 2017.
O reajuste de 3,54%, proposto pela gestão, foi aceito pelos servidores da educação, durante reunião realizada na tarde do dia 24 de maio, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso.
O valor percentual pactuado leva em consideração a Lei de Responsabilidade Fiscal, para gastos com pessoal, já que com o pagamento da data-base dos servidores do quadro geral e saúde, que também serão efetivados no próximo mês, impactará diretamente as despesas do município.
A secretária de Educação, Liliana Cristofari, lembra que há ainda o parcelamento que visa equiparar os salários dos servidores em progressões verticais, até o ano de 2019, acordo feito pela gestão do prefeito Jairo Mariano, que segundo ela, vem sendo cumprido pela administração propiciando mais esta valorização aos profissionais da educação.
Liliana ainda destaca que um ajuste superior ao proposto poderia inviabilizar o cumprimento dos compromissos firmados pela gestão com a classe.
“Gostaríamos de estar ofertando mais, pois sabemos que o reconhecimento do trabalho acontece também por meio de sua remuneração. Entretanto, devido ao cenário atual de instabilidade política e financeira que se instala em todo o país, um valor maior pode inviabilizar o cumprimento do compromisso firmado com os servidores. Então preferimos ser cautelosos e honrar os acordos já existentes”, frisou.
Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação de Pedro Afonso (Sisempa), Núcya Tavares Queiroz, houve um consenso de pelo menos 90% dos participantes da reunião, que, conforme informou, entenderam a situação que existe a nível nacional e não apenas na esfera municipal.
“É uma questão de crise nacional, em relação ao repasse de recursos, e que nós entendemos a parte do município, que sempre manteve o elo de negociação e diálogo”, destacou Núcya.
De acordo a sindicalista, há uma abertura da gestão para dialogar e ouvir as demandas da classe. Núcya ainda elogiou a transparência da equipe da prefeitura em mostrar o real cenário enfrentado pela administração.
“Já ocorreu de gestores firmarem acordo de valores bem mais altos, mas não conseguiam honrar, acabava que chegavam a um valor menor. Então agora a gente tenta trabalhar na questão do diálogo e do bom senso, e entramos nesse consenso de que apesar de não ser o esperado pela classe, é o que pode ser honrado no momento. Isso não inviabiliza que, nos próximos anos, ajustes melhores possam ser conquistado”, completou a presidente do Sisepa. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)