Educação e Cultura

COMPETIÇÃO PELA SAÚDE

Escolas recolhem 15 toneladas de lixo durante gincana

03/05/2017 16h27 - Atualizado em 16/05/2017 14h57
Portal CNN
Divulgação

Para apoiar as ações da 1º Semana de Vigilância em Saúde, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Educação mobilizou as escolas municipais em uma gincana bastante divertida. O objetivo central era recolher lixo dos quintais que serviria de criadouros para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Apesar do aspecto de brincadeira, os alunos juntamente com a equipe das escolas e familiares se juntaram e levaram a gincana a outro nível, chegando a um resultado brilhante. Em apenas cinco dias de mutirão, as unidades de ensino municipais –  Escola Municipal Jandevan, Escola Municipal Sousa Aguiar e os Centros Educacionais Infantis, Maranatha e Mãe Helena –  arrecadaram cerca de 15 toneladas de lixos das ruas e terrenos pedroafonsinos.

E quem pensa que apenas os alunos se envolveram na ação está bastante enganado. Mães, pais e toda a comunidade auxiliaram no recolhimento dos materiais e na extinção de criadouros do mosquito.

Depois de arrecar pneus em oficinas e terrenos baldios, Sandra Vieira, mãe de um estudantesda Escola Jandevan, revela que a competição aproximou os pais e a comunidade do ambiente escolar e incentivou todos a cuidarem da cidade.

“Para além da competição, as crianças tiveram conhecimento sobre o mosquito e como evitar os criadouros, tanto nas suas casas, como nos setores e em toda a cidade. Desta forma a gincana realizada pela Secretaria de Educação em parceria com as escolas, possibilitou essa integração entre a escola, as famílias e também a comunidade, que doou seus lixos e ajudou a manter a cidade mais limpa e livre da dengue”, destacou a mãe do Gabriel Vieira, do 1º ano C.

Sandra afirma, ainda, que a ação deveria ser realizada mais vezes. “Com a continuidade de ações como essa nossa população viveria livre de casos de dengue, chikungunya e zika”, completou.

União que deu certo

De acordo a secretária de Educação, Liliana Cristofari, a gincana mostrou que a colaboração e as parcerias da comunidade são uma das principais ferramentas para que o município chegue a resultados positivos na luta contra a dengue.

“Esta união das pessoas em prol de uma causa resultou nessa grande quantidade de materiais retirados das ruas. Em apenas cinco dias, conseguimos arrecadar 15 toneladas de materiais que estariam sendo usados para proliferação de mosquitos que causam doenças isso superou todas as nossas expectativas”, frisou Liliane.

A secretária agradeceu o espaço cedido pela Secretaria de Saúde, dentro da agenda da 1º Semana de Vigilância em Saúde, para as atividades executadas pela educação, e destacou que a gincana deverá ser desenvolvida outras vezes.

“Acredito que mais ações como essas deverão ser realizadas. É uma ação importantíssima que não deve parar por aqui, pois foi de grande valia e gratificação ver o empenho dos alunos, diretores, professores e pais em fazer o bem para toda comunidade”, finalizou a secretária.

Segundo o secretário de Saúde, José Martins, está é a primeira vez em sua gestão em que é realizada a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. José Martins, destaca ainda que os resultados obtidos foram muito satisfatórios.

“Esta junção possibilitou um resultado inimaginável, fiquei bastante empolgado com as ações que aconteceram e pelos resultados alcançados, graças à colaboração da secretaria da Educação e a contribuição das crianças, equipes pedagógicas e famílias envolvidas”, ressaltou o José Martins. 


VEJA TAMBÉM: