Educação e Cultura

PRESERVAÇÃO CULTURAL

Vereador sugere que prefeito adquira imóvel próprio para o Museu Histórico de Pedro Afonso

22/02/2017 15h02 - Atualizado em 24/02/2017 10h35

Da Redação

Foi aprovado por unanimidade na noite da terça-feira, 21, na sessão da Câmara Municipal, uma indicação sugerindo ao Governo do Município que adquira o casarão onde atualmente funciona o Museu Histórico de Pedro Afonso.

A matéria é de autoria do vereador Sipriano Soares (PSL).

O imóvel é alugado pela prefeitura desde a instalação do museu em julho de 2015.

Sipriano lembra que o espaço de cultura funciona em uma casa história localizada em umas das primeiras ruas de Pedro Afonso. Dessa forma, seria o mais adequado para continuar abrigando o museu.

Ainda segundo o vereador, em 2017 a cidade completa 170 anos de história, e, é mais do que justo o município ter um local definitivo para a preservação da sua memória cultural. Com a compra do casarão, o poder executivo, assegura a continuidade das pesquisas, e principalmente a preservação do acervo material presente no espaço.
Na indicação o vereador mostrou-se preocupado com a mudança do local, caso não ocorra a compra, pois como se trata de objetos antigos, e muito sensíveis pela ação do tempo, poderá ter seu acervo prejudicado, ou mesmo danificado no processo de uma eventual mudança.

Situado na Rua Anhanguera, o Museu Histórico de Pedro Afonso fica próximo à Igreja Matriz São Pedro e ao Rio Tocantins, no coração do centro histórico da cidade. A instituição representa os valores da preservação da memória cultural local.

Orçamento
Presente à sessão, a atual secretária de gabinete da prefeitura, Flávia Amadeu Marson, que por quatro anos comandou a pasta de Educação e Cultura, informou à reportagem do Portal CNN que no Orçamento Municipal de 2017 foi previsto um valor para adquirir um imóvel para funcionamento do Museu Histórico de Pedro Afonso.
Depois de receber a indicação aprovada pelos vereadores, o prefeito Jairo Mariano (PDT) tem um prazo regimental de até 15 dias para atender ou não o pedido.
 

VEJA TAMBÉM: