Cidades

MANGA

Preservação e educação são foco de viveiro instalado em Tupirama

30/03/2017 21h58 - Atualizado em 05/04/2017 11h32

Da Redação

Foi inaugurado na manhã da quinta-feira, 30, na Creche Municipal Anaídes Brito Miranda, em Tupirama, o Viveiro Educativo Plantando o Futuro, projeto realizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Mineração em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura e da Juventude.

O evento contou com a participação de autoridades municipais e moradores da cidade.

Para a instalação do viveiro educativo, a Prefeitura de Tupirama realizou uma campanha de doações de mudas e sementes de mangas, fruta tradicional no município, onde foram arrecadadas mais de 150 mudas de mangueiras, de 19 espécies diferentes.

“Fizemos mobilização nas escolas e conseguimos fazer com que os alunos trouxessem as mudas e sementes de mangas de casa, o que é muito gratificante, mas nosso objetivo é que a comunidade continue a doar mudas para o viveiro”, informa a secretária municipal de Educação e Cultura do município, Núbia Miranda Pereira.

O viveiro abrigará mudas de diferentes espécies de manga e tem o objetivo de resgatar a variedades da fruta que estão praticamente em extinção na região, que já chegou a catalogar cerca de 80 tipos de mangas. Ações de educação ambiental também serão realizadas no viveiro, voltadas às crianças da rede municipal de ensino, com foco na preservação ambiental e no resgate a cultura da manga.

As mudas cultivadas no viveiro serão disponibilizadas pela Prefeitura de Tupirama à população, durante a festa Cultural da Manga, prevista para acontecer no mês de novembro.

Tradição
A cultura da manga é uma tradição no município,conhecido historicamente por suas expoentes mangueiras, o município de Tupirama realiza todos os anos a tradicional Festa da Manga, onde são expostas variedades da fruta e diversos pratos tendo a manga como ingrediente principal.





 

VEJA TAMBÉM: