Henrique Lopes
Trinta e sete jovens vestiram, pela primeira vez, a farda camuflada do Exército Brasileiro durante a cerimônia de matrícula dos novos atiradores do Tiro de Guerra 11-004, em Pedro Afonso. A solenidade ocorreu na noite da quarta-feira, 15, na sede da unidade militar.
Eles foram recepcionados por autoridades locais, familiares e amigos. A cerimônia marca o ingresso no Exército Brasileiro por intermédio do Tiro de Guerra, onde os jovens passarão por instruções, durante o período de um ano, para serem militares da reserva, e prestarão serviço militar inicial no município de Pedro Afonso e região.
Com pouco mais de três meses no comando da instrução do TG de Pedro Afonso, o sargento Nelson Mério Barcelos da Trindade lembra que as atividades desenvolvidas têm o objetivo de formar jovens cidadãos conscientes de suas obrigações, direitos e deveres dentro da sociedade, assim como atiradores aptos para a defesa do território nacional.
Segundo o sargento, a nova rotina dos jovens inclui instruções diárias, entre às 5 e 7 horas da manhã e aos finais de semana eles tiram serviço de guarda na unidade, que é de 12 horas durante a semana e aos finais de semana é de 24 horas, possibilitando assim conciliar as atividades pessoais, com o estudo e trabalho, com as ações do TG.
“As instruções passadas aos atiradores são várias, entre elas, ensinamentos de cidadania, cultivo as tradições e história do Exército, apoio à comunidade, através de ações cívico-sociais. Também a formação voltada à área militar, onde eles serão formados atiradores de segunda categoria”, frisa o sargento.
Novo chefe de Instrução
Chefe de instrução do TG 11-004 desde dezembro de 2016, o 1º Sargento Nelson Mário Barcelos da Trindade tem a missão de formar as turmas dos anos de 2017 e 2018. Antes de chegar à comunidade pedroafonsina, o 1ª sargento prestava serviços na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta, estado do Rio Grande do Sul.