Fred Alves
Moradores de vários bairros pedroafonsinos entraram em contato com a reportagem do Portal CNN para reclamar de um problema bem antigo: a falta de água. Segundo relatos há quase três dias o fornecimento não ocorre ou é realizado parcialmente.
Em algumas residências a água só chega nas torneiras instaladas em baixa altitude e não sobem àquelas usadas na cozinhas, banheiros e outros cômodos, nem tão pouco para caixas (reservatórios), que exigem maior pressão.
Com isso, os transtornos são enormes como relata o comerciante Luiz Eduardo, que vive no Setor Maria Galvão com a esposa e três filhos de 8, 10 e 12 anos de idade. Apesar de ter uma caixa d’água de 310 litros em casa, relata que o estoque já acabou e tem tidos inúmeros transtornos.
“Não temos água para limpar a casa, para fazer comida e beber, dá descarga no vaso e tomar banho. A gente paga uma tarifa alta e deixam o consumidor sem água”, desabafou Luiz Eduarado, explicando que para tomar banho a família tem recorrido ao rio Sono. Para as demais necessidades usam a pouca água que sai fraquinha de uma torneira baixa da frente da casa.
Outra queixa do comerciante, que também é motivo de reclamações de outros consumidores ouvidos pelo Portal CNN, é que a direção do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) não avisa antecipadamente e nem explica que vai ocorrer falta de água. “Deixam a população a ‘Deus dará’, que nos viremos. O pior é isso”, dispara Luiz Eduardo.
Quem também está indignado é o professor Wellington João de Souza Filho. Ele mora no Setor Bela Vista II com a esposa e um filho de 11 meses de vida, e está sem água desde terça-feira, 3. Apenas a torneira menor tem água, mas com baixo volume. Para fazer a higiene pessoal e os afazeres domésticos, a família usa água cedida por um vizinho que possui caixa para armazenar.
Uma moradora do centro de Pedro Afonso, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou ao Portal CNN que na sua casa já falta água há três dias e quando chega está fraca e não sobe para a caixa. “Isso é falta de respeito com o consumidor que paga caro e tem um serviço que não funciona”, protestou.
Problema na parte elétrica causou problema, diz prefeito
Em entrevista ao Portal CNN, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), explicou que ocorreu um problema na parte elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA), a Energisa foi solicitada para fazer os reparos, mas ainda não compareceu no local para averiguar. Conforme o gestor, a previsão é que o fornecimento seja normalizado até o meio-dia desta quinta-feira, 5.
Jairo Mariano ainda afirmou que vai cobrar do Sisapa que seja feita a divulgação prévia quando houver desligamentos programados e nos casos de interrupção não programada, como a desta semana, os consumidores sejam informados imediatamente.
Após a publicação dessa reportagem o diretor-presidente do Sisapa, Arnaldo Lucack entrou em contato com o Portal CNN para explicar que desde às 18 horas da terça-feira, 3, que vem entrando em contato com a Energisa e após dez solicitações via telefone, até esta quinta-feira, 5, os técnicos da concessionária de energia elétrica do Tocantins ainda não compareceram na ETA para averiguar o problema. Ainda conforme Lucack, uma empresa terceirizada fez os reparos necessários na manhã de hoje. Também afirmou que o Sisapa vai acionar a Energisa para que a empresa faça o ressarcimento das despesas feitas para o reestabelecimento dos serviços. Por último, lamentou os transtornos causados à população. (Matéria atualizada às 10h10)