Por dentro do Agronegócio

AGRICULTURA

Evento técnico em Pedro Afonso estimula a produção de grãos

14/01/2017 10h12
Portal CNN
Divulgação

Em uma iniciativa inédita, a Bayer encabeça no Tocantins, em parceria com o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), o projeto UAI – União dos Agrônomos Independentes, cujo objetivo principal é expor um novo modo de fazer agricultura aos produtores da região com foco em um manejo diferenciado. A ideia começa com boa formação de solo e cuidados fitossanitários, além da apresentação de assuntos técnicos mais profundos que ajudem o produtor a buscar altas produtividades, com investimentos e o uso de novas tecnologias. Esta ação está sendo desenvolvida desde a safra de soja 2015/16, com consultoria dos engenheiros agrônomos e consultores externos da Bayer João Dantas e Jorge Verde.

Hoje o Tocantins se destaca como o maior produtor de grãos da região Norte do Brasil, sobretudo de soja, arroz, milho e feijão. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a soja, grão mais cultivado no Estado, com área de 902 mil hectares, deve colher mais de 2,6 milhões de toneladas segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, Thais Costa, “o UAI é um programa de assistência ao produtor focado em alcançar altas produtividades, que fornece acompanhamento de consultores renomados no mercado durante toda a safra de soja”. Os produtores participantes do projeto são referência nos locais onde atuam. Por estarem baseados em diferentes regiões dos estados do Tocantins e Pará, o programa pode ser aplicado a diferentes realidades, o que ajuda a difundir os conhecimentos a significativa parte da comunidade agrícola.

Os produtores recebem três visitas dos consultores ao longo do ciclo da soja, em momentos estratégicos da cultura. A primeira acontece na fase pré-plantio, para avaliação e correção do solo antes da semeadura; depois, são orientados novamente ao longo do plantio da cultura para orientações sobre o manejo fitossanitário; e a terceira visita sucede o início do estágio reprodutivo da soja, para os últimos ajustes da safra.

Ação concreta
Inovação. Troca de conhecimento. Oportunidades. É baseado nesses pilares que de 10 a 13 de janeiro, a Bayer promoveu em fazendas parceiras do Tocantins, dias de campo para mostrar o perfil do solo corrigido e as melhorias que o empresário rural teve utilizando os ensinamentos do UAI. “Escolhemos quatro propriedades do estado que expõem os diferentes tipos de solo da região. Esses eventos são destinados a todos os produtores rurais que desejam obter conhecimento profundo sobre o tema”, reforça Thais.

Na quinta-feira, 12, a ação foi realizada na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso. A propriedade pertence ao produtor rural Gilberto Ramos, cooperado da Coapa, onde também exerce a função de secretário do Conselho de Adminstração.

Já na sexta-feira, 13, o evento foi realizado na Fazenda Recanto das Araras, em Silvanópolis.

Além de todo o acompanhamento nas propriedades, orientações e discussões aprofundadas sobre o mercado de soja e as melhores alternativas para um manejo correto e aumento de produtividade, a programação do projeto UAI conta com as seguintes soluções propostas pela empresa: CropStar, inseticida para tratamento de sementes; Fox e Sphere Max, fungicidas; Connect, inseticida; e Veritas, rioregulador.(Da Ascom Bayer

VEJA TAMBÉM: