Henrique Lopes
Secretários e servidores do município de Tupirama, além de moradores, se reuniram na tarde da sexta-feira, 24, para reivindicar melhorias nos repasses dos Governos Estadual e Federal ao município.
Vestidos de pretos, cerca de 150 pessoas acompanharam o ato em frente à sede da Prefeitura de Tupirama. A ação faz parte do movimento “Viva meu Município”, criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem o foco de apresentar a comunidade o balanço das atividades do município, dos recursos e das despesas da gestão, assim como fortalecer a luta municipalista pela destinação de mais recursos para que os gestores possam administrar de forma efetiva e atendendo a demanda social.
Segundo o prefeito Dr. Natan (PP), o Brasil vive uma crise que reflete diretamente nos pequenos municípios “Este não é um caso específico só de Tupirama, mas de todos os municípios brasileiros que passam por dificuldade devido a má distribuição dos recursos financeiros do Governo Federal. Esta ação vem para chamar atenção para a forma que o Governo Federal trata os municípios, ainda mais os pequenos municípios como Tupirama”, frisou o gestor.
O pepista lembrou que intervenções estão sendo feitas por todo o país e destacou que as reivindicações apresentadas pelas secretarias municipais e pelos cidadãos tupiramenses serão levadas a Brasília, durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 15 e 18 de maio, com gestores de todo o país.
“Enquanto em Brasília vivem os palacianos, os municípios passam por necessidades. Fui convocado para organizar esse manifesto e levar nossos pedidos e anseios ao Governo Federal. Nós temos que acordar, para progredir de forma justa é necessário que tenhamos uma distribuição de recursos de forma igualitária, garantindo a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, completou.
Acompanhando o ato, o produtor rural e ex-vereador do município de Guaraí, Jair Salviano, conta que acompanhou a criação da cidade de Tupirama e afirma que ações como essas são importantes para que a prefeitura possa colher as demandas sociais e repassá-las aos governantes das esferas estadual e federal.
“Nós precisamos que os Governos Estadual e Federal olhem para a gente, pois parece que estamos esquecidos. Então é preciso cobrar das esferas superiores”, afirma o produtor rural.
Movimento Viva Seu Município
O movimento “Viva seu Município” é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), lançada em 2014, que busca aproximar as administrações municipais da comunidade. Entre as atividades desenvolvidas pelos gestores estão mobilizações que visam à transparência dos gestores sobre a situação financeira dos municípios e a participação popular para demandar, dos poderes federais, as necessidades das populações das cidades brasileiras.