Segurança e Justiça

VISITA INSTITUCIONAL

Pedro Afonso recebe Corregedoria Cidadã

29/03/2017 15h27 - Atualizado em 30/03/2017 13h10
Portal CNN
Evento teve espaço para sugestões e perguntas

O Fórum da Comarca de Pedro Afonso sediou, na manha da quarta-feira, 29, o encontro do projeto Corregedoria Cidadã, que visa estreitar os laços entre a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Tocantins com servidores e magistrados.

Durante a passagem da Corregedoria Cidadã pelo município de Pedro Afonso, o corregedor-geral da Justiça do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, declarou que a ação tem como objetivo garantir o diálogo entre as comarcas e a corregedoria, de forma a atender melhor o cidadão, através das boas práticas do judiciário tocantinense.

“O programa Corregedoria Cidadã busca atender o cidadão através de boas práticas do judiciário, principalmente na magistratura de 1º instância. Queremos democratizar a justiça e tornar o acesso mais prático do cidadão aos fóruns. Além de discutir, também durante essa visita, o planejamento estratégico para os próximos quatro anos, que será elaborado em conformidade com as sugestões e participação de todos os servidores e magistrados”, destacou o corregedor-geral.

Esta é a primeira vez que a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Tocantins realiza visitas as comarcas tocantinenses, sem a finalidade de desempenhar ações disciplinares ou punitivas. “Esta é uma visita de cortesia, de cordialidade, sem o propósito disciplinar é um momento para ouvirmos, conhecermos a realidade, principalmente das comarcas do interior do Estado e podermos discutir soluções para as boas práticas do poder judiciário”, concluiu o desembargador.

Durante o encontro, servidores, magistrados, advogados, representantes da polícias, cartorários e serventuários extrajudiciais puderam sugerir ações, adequações e propostas para melhorar os serviços prestados pela Corregedoria e pelas comarcas.

Para o juiz Milton Lamenha de Siqueira, diretor do Fórum da Comarca de Pedro Afonso, a agenda de visitas, realizadas durante o projeto Corregedoria Cidadã, marca a quebra de um paradigma dentro da justiça tocantinense.

“Nós que atuamos há mais tempo em cidades do interior sempre tivemos essa dificuldade de diálogo. Essa iniciativa de nos ouvir, tomar a temperatura do que ocorre na magistratura de 1ª instância nos dá o alento de sermos ouvidos e sabermos que não estamos sozinhos. Isso significa uma mudança de paradigma que representa completamente uma modificação de meios, pois hoje a corregedoria anda conosco”, destacou.

Corregedoria Cidadã
Lançada no último dia 27, em Colinas do Tocantins, o projeto Corregedoria Cidadã tem o objetivo de aproximar a Corregedoria das comarcas. Até o mês de setembro, a intenção é que 42 comarcas recebam a visita institucional do corregedor-geral da justiça Helvécio de Brito Maia Neto e sua equipe, que farão um trabalho de conscientização dos magistrados e servidores sobre o papel da Corregedoria.

A intenção é conhecer a realidade local, os desafios, diagnosticar problemas, propor e ouvir soluções, numa relação direta e aberta com todos os servidores e magistrados.


 

VEJA TAMBÉM: