Cidades

TUPIRAMA

Viveiro em Tupirama contribuirá na preservação da manga

23/03/2017 17h20 - Atualizado em 24/03/2017 13h51
Portal CNN
Arquivo CNN

A Prefeitura de Tupirama, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura; Agricultura, Meio Ambiente e Mineração e da Juventude, estão recolhendo sementes e mudas de mangas para a implantação do Viveiro Educativo. As entregas podem ser feitas das 7h30 às 16h, na Creche Municipal Anaídes Brito Miranda, local onde será construído o espaço.

O foco do projeto é garantir a manutenção da tradição da manga no município e o cuidado com o meio ambiente, através da preservação das mangueiras.

O viveiro irá abrigar mudas de diferentes espécies da fruta e deverá ser usado por professores da educação básica para abordar junto aos alunos da rede municipal de ensino, ações de preservação ambental e a importância da conversação das mangueiras para a cultura do tupiramense. “Nosso foco é fazer com que as crianças se envolvam com esse projeto e também sejam cuidadoras dessas mudas”, frisa a secretária de Educação, Núbia Miranda Pereira.

Conhecido historicamente por suas expoentes mangueiras, o município de Tupirama realiza todos os anos a tradicional Festa da Manga, onde são expostas variedades da fruta e diversos pratos tendo a manga como ingrediente principal. Segundo a secretária, as mudas cultivadas durante o ano serão expostas e estarão disponíveis à população durante a realização do evento, com a data a ser definida.

“O viveiro vai ser monitorado por uma técnica da Secretaria de Agricultura e as mudas oriundas do viveiro serão disponibilizadas à população, em novembro, durante a Festa Cultural da Manga”, completa a secretária.

Ao todo cerca de 80 tipos diferentes de mangas já foram catalogadas, algumas encontradas apenas no município. Entretanto, com o passar do tempo algumas espécies foram desaparecendo. Com a construção do viveiro a Prefeitura de Tupirama busca fazer o resgate das variedades da fruta que estão em extinção na região.

 

VEJA TAMBÉM: