Fred Alves
A pedagoga Maria Jucileide Lustosa França assumiu a presidência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso para o triênio 2017/2020, em substituição a professora Aldenora Pires de Campos, que exerceu o cargo pelo período de seis anos.
A solenidade de posse ocorreu na manhã desta terça-feira, 4, na sede da entidade, e reuniu os membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos de Administração e Fiscal e Autodefensores da APAE de Pedro Afonso; alunos e seus familiares, servidores da entidade, além de pessoas da comunidade e autoridades civis e militares.
A posse foi dada pela educadora Maria Augusta Porto, que já presidiu e é uma das fundadoras da APAE. A ex-presidente no período de 2011 a 2016, Aldenora Pires de Campos, não compareceu porque está sendo submetida a um tratamento de saúde.
A eleição foi realizada em 10 de novembro de 2016 e contou com chapa única encabeçada por Jucileide Lustosa, que é uma das fundadoras da APAE, onde também foi diretora da Escola Especial Santuário da Vida por nove anos. Ao assumir a função, a presidente afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado por suas antecessoras e inicialmente pretende trabalhar com sua equipe para realizar reparos estruturais no prédio da escola antes do início das aulas, que ainda não tem data definida. "Espero contar com o apoio dos servidores da APAE e da sociedade de Pedro Afonso e região, lembrando que a instituição vive de contribuições para se manter", comentou.
Na ocasião, Jucileide Lustosa agradeceu o trabalho realizado por Domingas Xavier e anunciou que ela será substituída pela professora Geronima Rodrigues da Silva na função de diretora da Escola Especial Santuário da Vida, mantida pela APAE.
Apoio
Durante a posse, a professora aposentada Nereida Martins, uma das fundadoras e primeira presidente da APAE de Pedro Afonso, leu uma mensagem do Papa Francisco e depois afirmou que a partir do segundo semestre deste ano vai atuar como voluntária contando histórias para os alunos apaeanos.
Quem também garantiu apoio foi a defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes, sobretudo solicitando ao poder judiciário que destine valores de multas para auxiliar financeiramente a instituição filantrópica.
Já a presidente da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (ACIPA), Marivalda Santiago, afirmou que a entidade vai colaborar com consultoria para captação de recursos financeiros.
Por fim, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Belarmino (PTB), e o vereador Meneses (PR), que também presidente o Conselho da Comunidade de Pedro Afonso, asseguraram apoio das instituições para a continuidade das atividades da APAE de Pedro Afonso.