A Secretaria Municipal da Saúde de Pedro Afonso está realizando a Semana de Mobilização de Ações de Saúde Pública em Combate a Dengue, Chikungunya e Vírus Zika. A mobilização para a realização do mutirão de limpeza na cidade teve início na quarta-feira, 14, e segue até a próxima quarta-feira, 21, com a entrega de sacos plásticos, visitas às escolas e coleta de lixo na cidade.
As ações estão sendo divulgadas nos veículos de comunicação locais e em som volante. Além disso, estão acontecendo visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde e endemias.
A mobilização se deve ao elevado aumento da quantia do mosquito Aedes Aegypti – transmissor destas doenças – e à existência de casos suspeitos no Tocantins.
Em Pedro Afonso, este ano foram registrados 42 casos de dengue e quatro de febre chikungunya. Já nos anos anteriores foram confirmados 48 casos de dengue em 2015, 22 em 2014 e 58 em 2013. Nesse período não houve notificações de caso de zika nem de chikungunya.
Para o secretário municipal da Saúde, José Martins, no entanto, o enfrentamento ao mosquito só será bem sucedido se houver a participação da comunidade. “Nosso intuito é eliminar os criadouros deste mosquito, reduzindo o adoecimento da população. Este mutirão visa mobilizar e informar a população dos riscos eminentes devidos ao acúmulo de lixos e locais propícios para proliferação deste agente causador”, explicou.