Tom Lima
Os vereadores de Pedro Afonso vão entregar ao governador Marcelo Miranda (PMDB), na sexta-feira, 10, quando de sua participação em evento relacionado a agronegócio no município, ofício solicitando a continuidade de obras que estão paradas, como a do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e a do Colégio de Tempo Integral Padrão
O oficial datado desta terça-feira, 07, leva a assinatura do presidente da Casa, vereador Pedro Belarmino (PTB), do vice-presidente vereador Gordo do Lavajato (DEM) e dos vereadores Gislayson Lacerda (PV), Breno Alves (PRTB), Lili Benício (PSC), Toinho, Meneses (PR), Joilson Oliveira (PEN) e Sipriano Soares (PSL).
Eles tomaram a iniciativa na sessão realizada na noite dessa sessão de terça-feira, 7. Ainda na reunião, o vereador Breno Alves mostrou seu descontentamento com as condições da descida do Porto Dona China, que dá acesso à Praia Rio Sono. Ele requereu ao prefeito Jairo Mariano (PDT) que resolva de vez essa situação. “Todo ano é feito o encascalhamento para aceso à praia e com as chuvas arrasta tudo para dentro do rio, causando assim vários transtornos ao meio ambiente. Com o calçamento definitivo este problema e vários outros serão sancionados”, justificou.
Na mesma linha de cobrança ao Executivo Municipal, o pevista Gislayson Lacerda solicitou à Secretaria Municipal de Infraestrutura a reforma da ponte sobre o Córrego Ronca, que fica entre as Fazendas Ronca e Gameleira. “A ponte é bastante trafegada por moradores da região e também por ônibus que transportam alunos, sendo que a mesma está com as tábuas do assoalho quebradas, criando assim vários buracos, levando risco aos usuários”, alertou.
Já o vereador Gordo do Lavajato chamou a atenção para a necessidade crescente de calçamentos de ruas e avenidas, sugerindo a utilização de bloquetes, se for o caso, por considerá-los mais baratos, mais resistentes e mais ecológico. “Além de gerar empregos para pessoas que não conseguem trabalhar em outros serviços”, requereu.
O parlamentar solicitou ainda à Secretaria da Infraestrutura a troca dos atuais bueiros por outros maiores na Rua 03, quem recebem águas das ruas 02 e 04, pois segundo ele ambas alagam com qualquer chuva. “Os moradores daquelas ruas sofrem muito quando chove, tendo suas casas alagadas”, reclamou.
Ainda segundo o vereador Gordo, a Rua 03 deságua em um bueiro dentro de uma chácara, no qual foram colocadas pedras canga para filtrar a sujeira, o que não evita de entupimento. “Gostaria que essa água fosse canaliza para a Avenida Espírito Santo com a Rua 04, todas no Setor Maria Galvão, que já tem caneletas em direção ao rio”, propõe.
Ele pediu também a recuperação que partes das ruas Barão do Rio Branco e Constâncio Gomes, entre o quartel do 3º BPM o e Colégio Cristo Rei. De acordo com ele, nesse trecho há muitos buracos devidos os bloquetes estarem quebrados ou deslocados. “Há muitas ruas em nossa cidade calçadas com bloquetes e que em alguns pontos formou-se buracos pelo afundamento do calçamento ou até mesmo bloquetes quebrados. Desta forma, gostaria que fosse feita uma manutenção nestes pontos críticos”, considerou.