Rubens Gonçalves
A Casa do Idoso de Pedro Afonso recebe a campanha Natal Solidário. Os presentes poderão ser entregues no local, a partir da próxima segunda-feira, 28, onde será disponibilizado um recipiente específico para esse fim, que será aberto próximo ao Natal.
A iniciativa partiu da policial civil Valda Benício. Segundo ela, o objetivo é promover um Natal mais feliz para os idosos residentes no abrigo, além de estimular a aproximação da comunidade com os idosos, já que muitos deles praticamente não recebem visitas.
Inicialmente, segundo Valda, a ideia era promover a campanha apenas entre os policiais civis que atuam na cidade, mas ganhou força com a divulgação nas redes sociais e ela resolveu ampliá-la. A campanha é semelhante à dos Correios, por meio da qual as pessoas atendem aos pedidos – feitos em cartinhas – destinados ao papai Noel. Ações semelhantes também estão ocorrendo em todo país em várias instituições que abrigam idosos.
De acordo com a policial, muitos idosos que ali vivem reclamam da solidão. “Por isso resolvi fazer essa campanha, para que as pessoas ‘adotem’ um idoso nesse Natal”, explicou, acrescentando que o local, mantido pela prefeitura de Pedro Afonso, é limpo e organizado.
Os presentes
Os pedidos dos idosos também estão sendo divulgados nas redes sociais. Entre eles destacam-se calças, camisas, óculos, cintos, meias, caixas de som, cobertores, carteiras, entre outros.
Segundo Valda, nas caixas dos presentes serão escritos os nomes dos idosos que cada “papai Noel” deseja presentear. “Queremos não apenas as pessoas depositem os presentes, mas, se possível, que entreguem pessoalmente ao ‘seu’ idoso, nos dias que antecedem o Natal”, concluiu.
Confira alguns pedidos: