O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), participou do Encontro Estadual do Interlegis, programa do Senado Federal, realizado nesta sexta-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins. No evento foram discutidos temas relevantes para a região Centro-Norte, como o andamento dos projetos executivos para a pavimentação de trechos da BR-010 e da BR-235, nos trechos que passam pelo Tocantins.
Foram discutidos também temas envolvendo os desafios e práticas de gestão e governança públicas. O objetivo, segundo os organizadores, é promover, por meio de palestras e debates, iniciativas de modernização e transparência.
Segundo o gestor de Pedro Afonso, além de discutir a modernização da gestão pública com o Legislativo – nas três esferas – o programa está chegando também às prefeituras. “É importante a participação [dos gestores] para o aprimoramento de conhecimentos nas áreas de gestão e governança”, explicou.
Um dos palestrantes, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes falou sobre os problemas enfrentados pelas prefeituras, governos estaduais e Presidência da República, que segundo ele deverão ser resolvidos por meio de medidas de reconstrução. “É preciso refundar o Brasil com novas práticas, monitoramento e racionalização dos gastos públicos”, disse.
Já o senador Vicentinho Alves (PR) anunciou que o Senado vai ampliar os trabalhos de capacitação do programa Interlegis aos servidores dos municípios.
Além das autoridades já citadas, participaram do encontro o governador Marcelo Miranda (PMDB), os deputados federais Lázaro Botelho (PP) e Carlos Henrique Gaguim (PTN), o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio, o conselheiro Severiano Costa Andrade, que representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE), os deputados estaduais Ricardo Ayres (PSB) e Valderez Castelo Branco (PP), entres outros mandatários e líderes políticos. (Da Assessoria)