Fred Alves
Solenidade na noite desta quinta-feira, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, marcou a diplomação dos eleitos em outubro nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins e Rio Sono.
No total foram diplomados 65 candidatos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes de vereadores. O diploma entregue pela Justiça Eleitoral atesta a aptidão para tomarem posse em seus respectivos cargos em janeiro de 2017. No documento consta o número de votos recebidos e o cargo para o qual foi eleito, entre outras informações.
A diplomação das autoridades seguiu ordem de votos conquistados nas urnas.
O presidente da Junta Eleitoral, juiz Milton Lamenha de Siqueira, conduziu a solenidade reuniu moradores dos cinco municípios e diversas autoridades. O magistrado chamou atenção dos eleitos para administrar honestamente suas cidades e mudar a forma que os políticos são vistos pela sociedade. “A responsabilidade de vocês é titânica. Está nas mãos de vocês mudar a imagem que hoje temos da classe política. Cabe a vocês desfazerem essa má fama injusta, que se tem dos políticos”, alertou.
Vereador mais votado em Pedro Afonso e região com 541 votos, Pedro Belarmino (PTB) falou em nome dos vereadores diplomados e reforçou a responsabilidade do parlamentar, aquele que convive mais próximo da população e deve representar seus anseios.
Já o prefeito eleito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini (SD), mais votado proporcionalmente na região Centro-Norte com 63,94% dos votos válidos, afirmou que é preciso “que os prefeitos administrem com o coração e muita humildade”.