Política

DEMANDAS

Setor agropecuário apresenta sugestões ao Orçamento 2017 de Pedro Afonso

16/11/2016 15h27 - Atualizado em 17/11/2016 17h27
Setor agropecuário apresenta sugestões ao Orçamento 2017 de Pedro Afonso
Ascom Coapa

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e o Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (Sirpar) foram as primeiras entidades da sociedade civil organizada a apresentarem sugestões para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017 da Prefeitura de Pedro Afonso.

As propostas do segmento agropecuário foram expostas ao prefeito Jairo Mariano (PDT) durante reunião na manhã desta segunda-feira, 31, na sede da Coapa. O chefe do executivo municipal estava acompanhado de dois secretários: Fernando Moraes (Planejamento e Modernização da Gestão) e Rose Oliveira (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura).

Pela Coapa participaram o presidente Ricardo Khouri, os conselheiros administrativos Moacir Catabriga e Alberto Mazzola, o superintendente José Rander Lopes, além de técnicos. Já o Sindicato Rural foi representado pelo presidente Edmar Correa.

Ricardo Khouri solicitou um apoio maior da gestão municipal às ações dos projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas – semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Programa de Produção Integrada de Frutas (PI Brasil), voltados principalmente ao fortalecimento da agricultura familiar.

Khouri ainda solicitou ao prefeito que interceda junto a bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional para que sejam destinados recursos financeiros para a construção da BR-235 (conhecida como estrada da CBPO). “Essa rodovia potencializa nossa região até para que no futuro seja implantada uma esmagadora de soja e abertas novas áreas de produção de grãos”, explicou Khouri.

Os representantes do setor agropecuário ainda destacaram a necessidade da Prefeitura de Pedro Afonso investir na conservação das estradas vicinais, elaborar projetos de recuperação de nascentes, incentivar a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas, desenvolver políticas sociais para a juventude, entre outras medidas.

Na ocasião, o prefeito também anunciou que vai enviar até dezembro, à Câmara Municipal, projeto de lei criando a Secretaria Municipal de Agricultura, e que já terá orçamento próprio inclusive com sugestões apresentadas pela Coapa e Sindicato Rural. Jairo Mariano ainda afirmou que a administração municipal vai ouvir todas as entidades da sociedade organizadas para coletar sugestões a serem usadas na elaboração do Orçamento 2017 do Município.

“Nossa intenção é conhecer as demandas da sociedade e prever recursos financeiros no orçamento para buscar atender os anseios da comunidade”, disse o prefeito.
 

VEJA TAMBÉM: