Por dentro do Agronegócio

INCENTIVO

Agricultores recebem mudas livres de pragas e doenças

03/11/2016 17h49 - Atualizado em 03/11/2016 17h55

Na manhã desta quarta-feira, 3, presidentes das Associações de Agricultores Boa Esperança, Agrovila Bom Tempo, Água Viva, Santa Rita e Baronesa, localizadas nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Santa Maria do Tocantins, receberam simbolicamente mudas de mandioca do projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).

A entrega ocorreu na sede da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso. O evento contou com as presenças do conselheiro da Coapa Evanis Roberto Lopes, da agente de Desenvolvimento Humano, Maria Silvana Ramos, do técnico agrícola Fernando Teixeira e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Pedro Afonso, Rose Oliveira.

O projeto Reniva foi implantado em 2014, em uma área experimental com dois hectares em Pedro Afonso. O objetivo é estimular a produção de mandioca com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção. Os beneficiados são produtores da agricultura familiar, que cultivam terras em pequenas propriedades como chácaras e sítios.

No projeto, os materiais são melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Depois que ficam livres de pragas e doenças, as mudas são enviadas para Pedro Afonso, onde se testa a adaptação à região na área experimental.

Segundo Maria Silvana Ramos, a partir da próxima semana as associações e produtores cadastrados começarão a receber as manivas para plantio, após análise de técnicos da Coapa, Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária e Prefeitura de Pedro Afonso.

Ainda está previsto que os presidentes das associações participem de capacitação sobre as técnicas para auxiliar nos plantios.

Reniva
O projeto Reniva é uma iniciativa da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) em parceria com parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura de Pedro Afonso e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). (Da Ascom Coapa)
 

VEJA TAMBÉM: